Pular para o conteúdo

NOVO CARTÃO BOLSA FAMÍLIA: Veja como solicitar e para onde será enviado

    O cartão do Bolsa Família é um dos instrumentos utilizados para que os beneficiários tenham acesso ao valor repassado pelo programa social.

    Então, diante da retomada do programa de transferência de renda, os brasileiros ficam em dúvida se o cartão do Bolsa Família antigo ainda pode ser utilizado, ou se um novo modelo será encaminhado para a população.

    Em resumo, cabe te alertar que um novo dispositivo será distribuído, e com a função de débito. Ao menos foi o que garantiu a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano.

    A saber, o cartão de débito vai facilitar a movimentação das contas e garante a bancarização, porque todos os beneficiários terão uma conta, uma poupança digital aberta pela Caixa.

    “Pretendemos que todos os cartões do Bolsa Família sejam de débito. Estamos falando de 21 milhões de famílias. Os cartões de débito vão facilitar às pessoas a movimentarem as contas. Isso garante a bancarização dessas pessoas. Porque todos os beneficiários terão uma conta, uma poupança digital. Vamos bancarizar a população e facilitar a retirada desses recursos”, destacou Serrano.

    Cartão do Bolsa Família

    De acordo com a Caixa Econômica, apenas uma pequena parte dos beneficiários do programa Auxílio Brasil, criado sob o governo Jair Bolsonaro, tinha a funcionalidade do cartão com chip e débito. Portanto, o plano atual prevê a expansão desse número.

    Ainda mais, a maior parte dos beneficiários do Bolsa Família saca os valores na boca do caixa e em lotéricas, ou recebe pelo aplicativo Caixa Tem.

    Sendo assim, o cartão do Bolsa Família com o novo modelo trará vantagens, em especial, para aqueles que não possuem agências da Caixa Econômica.

    Isso porque, com a função débito, o beneficiário pode ir ao mercado ou farmácia e utilizar o saldo do Bolsa Família para pagar a sua compra, por exemplo.

    Por fim, cabe ressaltar que a nova rodada tem garantido o valor mínimo de R$ 600 por família, além do adicional de R$ 150 por criança até seis anos.

    Rodada de março

    Agora que você já sabe mais sobre o cartão do Bolsa Família, cabe ressaltar que o calendário dos pagamentos de março entra na sua segunda semana.

    Desse modo, como habitual, o escalonamento segue pelo dígito final do Número de Identificação Social (NIS), nos últimos 10 dias úteis do mês.

    • NIS de final 1 – 20 de março;
    • NIS de final 2 – 21 de março;
    • NIS de final 3 – 22 de março;
    • NIS de final 4 – 23 de março;
    • NIS de final 5 – 24 de março;
    • NIS de final 6 – 27 de março;
    • NIS de final 7 – 28 de março;
    • NIS de final 8 – 29 de março;
    • NIS de final 9 – 30 de março;
    • NIS de final 0 – 31 de março.

    Como receber o novo cartão do Bolsa Família?

    Por fim, é preciso explicar que, segundo o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, será feita uma substituição gradativa para o cartão do Bolsa Família com o novo modelo, priorizando aqueles que já se têm segurança de que preenchem os requisitos de elegibilidade ao programa de transferência de renda.

    Dessa forma, os novos beneficiários receberão o novo dispositivo, com chip e funcionalidade de débito, no endereço informado durante a inscrição no Cadastro Único.

    Para os demais, a substituição do dispositivo será feita ao longo do tempo, e sem previsão confirmada para a conclusão.

    Fonte: brasil123.com

    0

    Carregando a página, aguarde…