Pular para o conteúdo

BOLSA FAMÍLIA: Beneficiários começam a receber o NOVO CARTÃO do programa

    O Caminhão da Caixa Econômica Federal inicia, nesta segunda-feira (10), o atendimento especializado aos povos indígenas em Boa Vista (RR). A saber, um dos focos é garantir a entrega do cartão do Programa Bolsa Família.

    Vale destacar que a unidade ficará estacionada no Parque Municipal Germano Augusto Sampaio, localizado no bairro Doutor Sílvio Botelho, zona oeste na capital, até o próximo dia 20 de abril, atendendo das 9h às 14h.

    Com isso, a expectativa é de entregar cerca de 8 mil cartões do Bolsa Família.

    Cabe mencionar que esta é a quinta parada da unidade móvel em Roraima, que já esteve nos municípios de Bonfim, Normandia, Amajari e Mucajaí.

    Cartão do Bolsa Família

    Em resumo, a ação faz parte de um protocolo de intenções firmado entre a CAIXA e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que vai realizar, entre os meses de fevereiro e abril, atendimento especializado aos povos indígenas nos estados de Roraima e Amazonas.

    Em Boa Vista, oito empregados do banco prestarão atendimento de forma individual e humanizada com entrega de cartão de débito da Poupança Social Digital CAIXA, cadastramento de senha e orientações sobre o uso.

    Novo dispositivo

    Diante do exposto, cabe esclarecer para todos os beneficiários do Bolsa Família, que o cartão antigo segue válido e pode ser utilizado normalmente para o recebimento mensal.

    Contudo, um novo dispositivo vem sendo distribuído, e com a função de débito.

    A saber, o cartão de débito vai facilitar a movimentação das contas e garante a bancarização, porque todos os beneficiários terão uma conta, uma poupança digital aberta pela Caixa.

    “Pretendemos que todos os cartões do Bolsa Família sejam de débito. Estamos falando de 21 milhões de famílias. Os cartões de débito vão facilitar às pessoas a movimentarem as contas. Isso garante a bancarização dessas pessoas. Porque todos os beneficiários terão uma conta, uma poupança digital. Vamos bancarizar a população e facilitar a retirada desses recursos”, sinalizou Rita Serrano, presidente da Caixa Econômica Federal.

    Caminhão CAIXA

    Para quem não está familiarizado, cabe explicar que a unidade móvel presta os mesmos serviços de uma agência, tal como atendimento aos beneficiários dos programas sociais (Bolsa Família, Vale Gás, etc), senha de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Abono Salarial (PIS), Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), auxílio na utilização dos aplicativos CAIXA (CAIXA Tem, Internet Banking e FGTS, por exemplo), desbloqueio de cartão e senha de contas, entre outros.

    Ainda não tenho o novo cartão do Bolsa Família, e agora?

    Por fim, é preciso explicar que, segundo o Ministro do MDS, Wellington Dias, será feita uma substituição gradativa para o cartão do Bolsa Família com o novo modelo, priorizando aqueles que já se têm segurança de que preenchem os requisitos de elegibilidade ao programa de transferência de renda.

    Desse modo, os novos beneficiários receberão o novo dispositivo, com chip e funcionalidade de débito, no endereço informado durante a inscrição no Cadastro Único.

    Para os demais, a substituição do dispositivo será feita ao longo do tempo, e sem previsão confirmada para a conclusão.

    Fonte: Caixa Econômica Federal

    0

    Carregando a página, aguarde…