Pular para o conteúdo

Governo irá entregar novos cartões de débito do Bolsa Família

    Todos os usuários do programa Bolsa Família terão um cartão de débito para chamar de seu até o final deste ano. Esta é a proposta da nova presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano. Em evento nesta terça-feira (7), ela revelou que a ideia é entregar os dispositivos para todo mundo que ainda não recebeu os cartões.

    Estamos intensificando as parcerias com o Governo Federal. Por exemplo, o novo cartão do Bolsa Família e demais benefícios terão a função de ser um cartão de débito”, disse Serrano. Ela não deu uma estimativa de quantos dispositivos precisam ser produzidos para contemplar todos os usuários do programa.

    Ao receber o cartão com a função de débito, os usuários do programa social terão a oportunidade de usar o dispositivo para realizar compras presenciais. Por se tratar de débito, não será possível parcelar estas aquisições. O dinheiro é retirado da conta poupança social digital assim que a compra for aprovada em qualquer estabelecimento.

    Na primeira versão do Bolsa Família, os usuários também chegaram a receber cartões. Contudo, naquela ocasião os dispositivos tinham apenas a função de movimentação do saldo. Assim, o indivíduo precisava ir até o banco para retirar a quantia e só depois usar o saldo em uma compra.

    A entrega de cartões com a função de débito não é uma novidade. No ano passado, o Ministério da Cidadania do governo de Jair Bolsonaro (PL) chegou a entregar os dispositivos para pouco mais de 8,5 milhões de pessoas que fazem parte do programa. Considerando os números oficiais do projeto, é possível dizer que cerca de 16 milhões de usuários ainda não receberam nada.

    Gastos

    Um dos pontos que pode causar polêmica com a produção dos novos cartões este ano é a questão dos gastos públicos. No ano passado, parlamentares ligados ao presidente Lula (PT) chegaram a entrar com uma representação no Tribunal de Contas da União (TCU) contra as despesas da produção dos dispositivos.

    Para este ano, é possível que o novo Governo Federal gaste até mais dinheiro, já que teria que mandar produzir o dobro de cartões para os usuários nos próximos meses. Desta vez, no entanto, cai o argumento de que a produção teria relação com a proximidade das eleições.

    No ano passado, os deputados entraram com a representação alegando que o Governo estaria usando público às vésperas das eleições para conseguir ajudar o então presidente Jair Bolsonaro no pleito que foi realizado em outubro.

    Bolsa Família retorna na próxima semana

    Para este mês de fevereiro, as regras de movimentação do Bolsa Família seguem as mesmas. As pessoas que receberam os cartões do Auxílio Brasil no ano passado, podem seguir usando o dispositivo normalmente, inclusive com a função de débito.

    Quem não chegou a receber o cartão em 2022, pode usar o do antigo Bolsa Família. Como dito, este dispositivo não tem a função de débito, mas é possível sacar o dinheiro do saldo com ele normalmente, já que ele não perdeu a validade.

    Por fim, também é possível movimentar o saldo do Bolsa Família através do app do Caixa Tem. Pelo aplicativo é possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo gerar um código para saques em casas lotéricas, caixas eletrônicos e correspondentes Caixa Aqui.

    Fonte: Aécio de Paula/ noticiasconcuros.com

    0

    Carregando a página, aguarde…