Pular para o conteúdo

ATENÇÃO: MUDANÇA nos cartões de crédito pega consumidores de surpresa; confira a sua fatura!

    Muitos brasileiros usam cartões de crédito para fazerem suas compras. Na verdade, esta é uma das formas mais comuns de pagamento, de acordo com o Banco Central. O banco empresta o dinheiro para o cliente na hora que ele efetuar uma compra. Assim, a pessoa dispõe de um limite mensal. Todos os meses, deve pagar a fatura, no dia combinado no contrato.

    Acontece que existe um tempo entre o fechamento da fatura dos cartões de crédito e a fatura do mês seguinte. Geralmente, quando a pessoa efetua uma compra neste período, o valor vai para a fatura do mês seguinte.

    Contudo, clientes dos principais bancos do país estão relatando uma mudança neste prazo – o que pode ser considerado abusivo se a instituição não comunicar previamente. Continue lendo esta matéria para conferir a posição dos bancos sobre o tema.

    Afinal, os bancos podem mudar a data de fechamento da fatura dos cartões de crédito?

    Antes de mais nada é importante explicar o que a legislação brasileira diz sobre o tema. De acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), os bancos têm o direito de decidir qual será o prazo para o fechamento dos cartões de crédito

    . Contudo, é necessário comunicar aos clientes previamente se acontecer alguma mudança. A reclamação de muitas pessoas é que as instituições financeiras não estão comunicando os clientes.

    Os principais bancos do país – Banco do Brasil, Santander, Bradesco, Itaú, Nubank e Inter – estão batendo recordes de reclamações. As primeiras denúncias foram feitas há cerca de um mês e divulgadas em uma matéria do portal G1.

    O Idec também afirmou que mesmo com as alterações, é necessário que o banco siga o contrato de adesão. Caso contrário, pode configurar propaganda enganosa e quebra de contato.

    Entenda como funciona o fechamento da fatura

    Conforme já mencionado, existem as faturas dos cartões de créditos, que devem ser pagas todos os meses. Geralmente, existe a data de fechamento da fatura, junto com a data limite para o seu pagamento – que costuma ocorrer 10 dias depois.

    Uma fatura que fecha no dia 5, por exemplo, pode ser paga no dia 15. Esses 10 dias entre o fechamento e data limite para o pagamento é o motivo da reclamação. As compras feitas nesse intervalo são cobradas na fatura do mês seguinte. Ou seja, podem ser pagas até o dia 15 do próximo mês, o que totaliza 40 dias para o pagamento da compra.

    Procon do Paraná notifica bancos do Brasil

    Por conta do aumento do número de reclamações nos órgãos de defesa dos consumidores, o Procon do Paraná notificou Nubank, Bradesco, Itaú, Caixa, Santander e Banco Inter. O órgão exige esclarecimentos sobre as mudanças no fechamento dos cartões de crédito.

    Vale salientar que o Nubank e o Bradesco afirmaram que não fizeram nenhuma mudança na data de fechamento. Enquanto isso, o Itaú confirmou a mudança, mas esclareceu que está avisando seus clientes previamente – conforme diz a lei.

     

    Fonte: Arthur Codjaian/ pronatec.pro.com

    0

    Carregando a página, aguarde…