Pular para o conteúdo

CARTÃO DE CRÉDITO: Entenda a diferença entre a data de vencimento e fechamento da fatura

    O uso do cartão de crédito é bastante comum entre os brasileiros, sendo uma das principais formas de pagamento utilizadas para realizar compras e quitar contas diversas. Segundo dados divulgados pelo Banco Central, o país conta atualmente com mais de 123 milhões de cartões ativos.

    Diante disso, é bem provável que você também faça parte dessa grande parcela da população brasileira que utiliza esse recurso. Porém, você sabe como se dá o funcionamento da data de vencimento e da data de fechamento da fatura? Entenda com maiores detalhes para não se confundir.

    Data de vencimento da fatura: o que é?

    A data de vencimento da fatura é a data limite para que você pague o valor devido referente às compras realizadas com o cartão de crédito durante o mês. É fundamental estar atento a essa data, já que, caso você não pague dentro do prazo estabelecido, sua fatura passará a integrar o “crédito rotativo”.

    Ao entrar nessa modalidade, serão cobrados valores adicionais de multa por atraso, juros (que aumentam conforme o tempo de atraso no pagamento) e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Com o passar do tempo, essa dívida pode se tornar cada vez maior e difícil de ser quitada.

    Os valores adicionais cobrados no caso de atraso no pagamento da fatura do cartão de crédito estão relacionados à própria natureza dessa modalidade de pagamento. O cartão de crédito é, em essência, uma forma de concessão de crédito, uma vez que a instituição financeira assume o pagamento dos gastos realizados pelo titular do cartão e permite que ele pague a dívida depois.

    E a data de fechamento da fatura?

    Além da data de vencimento, existe também a data de fechamento da fatura do cartão de crédito. Enquanto a data de vencimento determina o prazo final para o pagamento da fatura, a data de fechamento é o último dia considerado para calcular o valor total a ser pago pelo usuário.

    Em outras palavras, o fechamento da fatura é o último dia do período de um mês em que as compras realizadas e contas pagas com o cartão são contabilizadas no valor total da fatura. Desse modo, os gastos realizados e processados até essa data são lançados na fatura correspondente ao mês em questão.

    Já as compras realizadas a partir do dia seguinte ao fechamento da fatura, ou aquelas feitas antes do fechamento, mas que não foram processadas a tempo, são contabilizadas apenas na fatura seguinte.

    Fonte:

    0

    Carregando a página, aguarde…