Publicidade
sonho de muitos brasileiros é tirar sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) sem pagar nada. Afinal, adquirir esse documento está cada vez mais caro e muitos cidadãos não possuem condições financeiras para investir nisso.
Além disso, o processo é demorado pois é preciso realizar exames e provas que comprovem que você está apto e autorizado a dirigir.
Antes de mais nada, o interessado deve confirmar os dados pessoais com o Detran do seu estado e, em seguida, você faz o exame médico (físico e mental).
Após a confirmação e aprovação, começam às aulas, iniciando pela teórica. Após isso, é necessário pagar o DAE da prova de legislação e agendar esse exame. Para passar nessa prova, a pontuação deverá ser igual ou superior a 21 pontos.
Só depois de aprovado, será possível iniciar as aulas práticas e, no final, é só realizar a segunda avaliação, a prática.
Como podemos tirar CNH de graça?
Apesar de ser totalmente possível tirar habilitação gratuita no Detran, não é só chegar no órgão ou na Autoescola e solicitar. Apenas alguns cidadão possuem esse direito.
O benefício da habilitação gratuita não é muito conhecido no país, pois não existe uma lei para isso e não é tão fácil conseguir. A CNH social, ou CNH Popular, foi criada por muitos estados entre 2008 e 2011.
Ela possibilita que pessoas desempregadas ou que recebem até três salários mínimos possam realizar todo o processo de habilitação sem pagar nenhum centavo.
Como não é um projeto do governo federal, fica a critério de cada estado disponibilizar e definir as regras para isso.
Entretanto, tirar a carta de forma gratuita muda de estado para estado, além de termos algumas regiões que não disponibilizam isso, como o Rio de Janeiro que concede em partes e São Paulo que resolveu não oferecer.
O programa também não fica disponível durante todo o ano, pois geralmente é feita uma seleção e algumas pessoas são contempladas. Tudo é feito através da internet, por isso é bom ficar de olho para ver quando abrirá novas vagas.
Alguns dos estados que oferecem à CNH social/popular são:
- Acre
- Amazonas
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Paraíba
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Roraima
- Sergipe
Fonte:
/informebrasil.com.br