Publicidade
Publicidade
Poucas pessoas sabem, mas há como fazer uma simulação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e descobrir quanto o trabalhador pode ganhar, caso o STF (Supremo Tribunal Federal) aprove a correção. A previsão é de que a corte retome a ação na próxima quinta-feira (27). Na última semana, a presidente do Supremo, a ministra Rosa Weber, suspendeu a ação temporariamente.
Até agora, já existem dois votos a favor da correção. A expectativa dos trabalhadores é grande, uma vez que existe a chance deles receberem mais dinheiro com a correção. A verdade é que existe uma forma de realizar a simulação do FGTS. O serviço é fornecido por uma empresa, especializada em direitos trabalhistas, que desenvolveu um software para tal.
Simulação do FGTS: saiba como fazer
Antes de tratar da simulação do FGTS, é importante explicar o que é a revisão discutida pelo Supremo. O Fundo de Garantia é um direito exclusivo dos trabalhadores CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Todos os meses, as empresas precisam depositar 8% dos salários de seus colaboradores no Fundo. Dessa forma, se acontece algum imprevisto, a pessoa poderá contar com um dinheiro de emergência.
De fato, os recursos do Fundo de Garantia pertencem ao trabalhador. Mas, existem situações pré-determinadas de quando o saque pode ser feito. A Caixa Econômica Federal permite que o resgate seja feito, apenas, nas situações determinadas pela estatal. Ou seja, o dinheiro costuma ficar muito tempo parado. E com isso, ele acaba perdendo o seu valor para a inflação.
Na prática, os trabalhadores perdem dinheiro. Por essa razão, existe uma ADI (Ação de Direta de Inconstitucionalidade) no STF que pede mudanças na correção do Fundo de Garantia. A ação foi protocolada há 10 anos e já foi julgada em outras ocasiões. Na próxima quinta, a corte retoma, em definitivo, o julgamento desta ADI.
Caso a corte decida em favor dos trabalhadores, eles poderão solicitar a revisão. Para tal, no entanto, precisam ter a simulação do FGTS. Afinal, é importante saber o quanto podem receber se entrarem com a ação. Então, a empresa Cálculo Jurídico desenvolveu um software que calcula esta revisão. Para acessá-lo, basta entrar na página da CJ, por meio deste link: https://calculojuridico.com.br/.
Assim, o trabalhador pode escolher um dos planos disponíveis e saber quanto poderá receber com a revisão do Fundo de Garantia.
Afinal, qual pode ser a decisão do STF?
Ainda é muito cedo para afirmar, mas especialistas enxergam três caminhos. O primeiro, deixa a rentabilidade do Fundo como está, medida pela TR (Taxa Referencial) mais 3% de juros. O segundo caminho é que as mudanças passem a valer daqui para a frente. Por fim, existe a possibilidade de que todos os trabalhadores possam solicitar a revisão. Caso o último se concretize, é necessário ter em mãos a simulação do FGTS.
Fonte: