Pular para o conteúdo

Pensando em fazer um empréstimo consignado? Saiba se a modalidade oferece algum risco

    MOGI DAS CRUZES, SP – Devido aos tempos difíceis da economia global, muitas pessoas estão se endividando e precisam recorrer ao crédito para pagar as contas. Um dos tipos de crédito mais procurados é o empréstimo consignado. Familiarize-se com a modalidade e saiba se vale a pena escolher.

    O que é um empréstimo consignado?

    O empréstimo consignado é um tipo de empréstimo em que as parcelas são descontadas diretamente do benefício previdenciário todos os meses. Além dos pensionistas e aposentados do INSS, os empregados com carteira assinada e os servidores públicos também podem solicitar empréstimo. Nesses casos, o valor das parcelas é uma dedução salarial.

    Riscos do empréstimo consignado

    É importante dizer que para quem está com o orçamento apertado, recorrer a um empréstimo não é um bom caminho a seguir. Embora possa parecer um caminho benéfico no curto prazo, as taxas de juros podem se tornar um problema no futuro. Por isso, o ideal é saber tudo o que é pago de taxas e encargos e a margem de embarque.

    Consulte seu orçamento para ver se você consegue arcar com as parcelas do empréstimo, pois as parcelas serão debitadas automaticamente. O planejamento é o ideal.

    Uma vantagem dessa modalidade é que as taxas de juros são menores em comparação com outras opções, pois o risco de inadimplência é menor. Aposentados e aposentados são os que mais demandam esse tipo de empréstimo. O valor máximo emprestado depende de quanto eles ganham por mês para que a renda não seja afetada.

    Se o crédito for a única maneira de descobrir dívidas, evite assumir novas dívidas e tente fazer uma pausa na compra de aluguel. Se possível, pague suas compras em dinheiro, especialmente as primeiras necessidades.

    Uma opção benéfica para tentar quitar sua dívida é buscar formas de renegociá-la. Existem opções como o mercado Serasa ou o cliente pode ir direto ao credor.

    Imagem: Diário do Nordeste.

    Vale a pena?

    Mesmo com essa configuração mais simples, recomenda-se cautela. Certifique-se sempre de que a empresa que oferece o empréstimo seja respeitável e também que o empréstimo não afete sua renda mais do que o ideal.

    Outro ponto a ser observado é que esse tipo de empréstimo não permite diferimento ou suspensão. As renegociações também podem ser mais complicadas.

    Por fim, curtiu esta matéria? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos e familiares.

    0

    Carregando a página, aguarde…