Pular para o conteúdo

O Bolsa Família oferecerá empréstimo consignado em 2023? Saiba mais

    O empréstimo consignado obteve novas modalidades após ser liberado para o Auxílio Brasil e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Mas e os futuros beneficiários do Bolsa Família também irão ter acesso a esta modalidade em 2023?

    Em primeiro lugar, é importante destacar que o novo empréstimo consignado do Bolsa Família foi disponibilizado a partir de uma estratégia política do então atual presidente Jair Bolsonaro.

    Na campanha eleitoral contra Luiz Inácio Lula da Silva, o atual Executivo Federal tentou de todas as formas conquistar o apoio da população.

    O novo empréstimo consignado do Bolsa Família já fez a movimentação de milhões de reais dentro da economia brasileira. Dado o fluxo de caixa, a linha de crédito deverá ser mantida no próximo ano.

    O presidente do Banco Pan, Carlos Eduardo Guimarães, está convencido disso. Ele acredita que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve manter o empréstimo consignado ao longo do novo Bolsa Família em 2023, por ser um excelente produto ao cliente.

    Na análise de Guimarães, este tipo de cliente demonstra uma forte característica de empreendedorismo. O que faltou foi o acesso a uma forma formal de crédito a taxas de juros razoáveis, que neste caso em específico não podem ultrapassar o teto de 3,5%, bem abaixo do microcrédito.

    O CEO esclarece que não tem informações oficiais sobre a posição do novo governo sobre o novo empréstimo consignado do Bolsa Família, mas reconhece que é um produto muito bem estruturado dentro da lei. Em termos de contratos já assinados, não há o que discutir.

    Por outro lado, no que diz respeito à manutenção da folha de pagamento/empréstimo consignado do novo Bolsa Família em 2023, é necessário esperar para ver os próximos meses. “Mas acreditamos que o novo governo encontrará um bom produto que ofereça aos clientes a melhor oferta de empréstimo a uma taxa de juros mais barata”, disse ele.

    O Bolsa Família oferecerá empréstimo consignado em 2023? Saiba mais
    Imagem: Prefeitura de Cajamar.

    Normas para o empréstimo consignado do Bolsa Família

    Mantidas as regras atuais, a Lei nº A Lei 14.431, de 3 de agosto, prevê que o segurado pode comprometer até 40% do seu benefício social. Uma vez que o beneficiário receba o empréstimo e comece o período de pagamento das parcelas, o cidadão receberá apenas a diferença, já que o valor que corresponde à parcela do empréstimo será subtraído diretamente do benefício.

    As dívidas devem ser quitadas em até 24 meses, mesmo que o cidadão seja excluído da conta do benefício. O novo empréstimo consignado do Bolsa Família tem juros de até 3,5% ao mês. A porcentagem exata é definida por cada banco, desde que permaneçam dentro do limite acima.

    Por fim, curtiu esta matéria? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos e familiares.

    0

    Carregando a página, aguarde…