Publicidade
Publicidade
O Cadastro Único (CadÚnico) é o banco de dados que o Governo Federal guarda as informações sobre a situação socioeconômica da população brasileira inscrita no sistema. Ou seja, ele é a porta de entrada para os programas sociais.
Isso significa que, uma vez inscrito, o beneficiário pode possuir benefícios além do Bolsa Família, afinal existem programas instituídos a níveis federal, estadual ou municipal.
Cada programa possui seus requisitos; um cidadão que não se encaixa nas regras de um determinado programa, pode, porventura, atender as exigências de um programa diferente.
Os inscritos no CadÚnico podem, por exemplo, ser isentos em inscrições de concursos públicos e receberem o Benefício por Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Veja, a seguir, como se inscrever e quais são os outros benefícios disponíveis.
Como se inscrever no CadÚnico?
Para realizar o cadastro no CadÚnico, a pessoa precisa ter, no mínimo, 16 anos de idade – esta será a Responsável Familiar (RF). No site do programa há o ícone de “Pré-cadastro”, mas não é possível clicá-lo.
Sendo assim, a inscrição deve ser realizada diretamente em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Quando essa ferramenta está devidamente disponibilizada, o usuário pode fazer o pré-cadastro online e concluí-lo pessoalmente no CRAS.
No próprio CRAS o cidadão pode solicitar informações sobre outros benefícios sociais. Além disso, o centro oferece apoio relacionado a dificuldades de convívio e cuidado com filhos ou a violência doméstica.
Outro requisito para se inscrever no CadÚnico é a renda bruta mensal de cada integrante da família não ultrapassar meio salário mínimo. Mas é importante se atentar às exigências dos demais programas.
Se o cidadão está interessado em um programa que tenha um limite maior de renda per capita, como exemplo o Minha Casa, Minha Vida, ele pode se inscrever sem problemas. A seguir, você pode conferir uma lista com alguns programas disponibilizados através da inscrição do CadÚnico.
Lista de benefícios de quem tem CadÚnico
Os programas sociais citados a seguir são exemplos de políticas a nível nacional. É interessante consultar no CRAS quais são os benefícios de seu estado ou de seu município. Veja:
- Auxílio-gás;
- BPC;
- Minha Casa, Minha Vida;
- Identidade Jovem;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Carteira da Pessoa Idosa;
- Criança Feliz;
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil;
- Programa Brasil Carinhoso;
- Programa de Cisternas;
- Telefone Social;
- Kit de Antena Digital.
Fonte: seucreditodigital.com