Pular para o conteúdo

BOLSA FAMÍLIA ABRIL: Pagamento antecipado CONFIRMADO! Veja quem recebe neste sábado

    A rodada de pagamentos de abril do novo Programa Bolsa Família começou mais cedo do que o habitual. Os mais de 21 milhões de beneficiários começaram a receber os repasses oficialmente nesta sexta-feira, dia 14 de abril, enquanto normalmente, em outros meses, os pagamentos só começam na segunda quinzena, e portanto, o início mais cedo já é considerado uma boa notícia para as famílias. Contudo, as boas notícias para os beneficiários não param por aí.

    Isso porque, apesar do início dos pagamentos ter sido antecipado, haverá ainda mais uma antecipação. Trata-se dos pagamentos para os beneficiários com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) 2, que segundo o calendário oficial de pagamentos, deveriam receber somente na próxima segunda-feira, dia 17 de abril, mas já terão os valores disponíveis na conta para movimentação a partir deste sábado, dia 15 de abril. Ou seja, uma antecipação confirmada de dois dias.

    No entanto, está não é uma exclusividade destes beneficiários, pois um outro grupo de famílias que também deveria receber em uma segunda-feira terão os pagamentos antecipados. São os que tem o número final do NIS 6, que deveriam receber no próximo dia 24, e que terão os valores disponíveis na sexta-feira dia 21, feriado. Confira abaixo a lista com os grupos de famílias que receberão mais cedo em abril:

    • NIS de final 2 – depósito na conta marcado para o dia 17 de abril, mas vai poder sacar ou movimentar o valor desde o sábado, 15/04;
    • NIS de final 6 – deposito na conta marcado para o dia 24 de abril, mas vai poder sacar ou movimentar o valor desde o feriado de sexta-feira, dia 21/04;

    Novo Bolsa Família em Março: Entenda o que vai mudar

     

    Bolsa Família abril antecipado

    Essas antecipações acontecem por conta de uma particularidade no modo como os valores são liberados. Isso porque o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que é o responsável pelos programas sociais do governo federal, agenda os pagamentos no dia útil anterior a data arcada no calendário. No entanto, o sistema realiza os repasses no dia imediatamente seguinte ao agendamento. Dessa forma, repasses de segunda-feira são agendados na sexta-feira anterior e caem na conta no sábado.

    Vale lembrar também que, no caso dos pagamentos aos sábados e feriados, não será possível sacar os valores nas agencias da Caixa Econômica Federal, pois elas permanecem fechadas nestes dias. Portanto, a única forma de movimentar as quantias antecipadamente é por meio do aplicativo Caixa Tem, utilizado pela maior parte dos beneficiários do Programa Bolsa Família, que funciona todos os dias e 24 horas por dia, ou sacando em caixas eletrônicos, no caso de quem possui um dos cartões do programa.

    Calendário de pagamentos do Bolsa Família em abril

    Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, os beneficiários do Programa Bolsa Família receberão os repasses deste mês a partir de hoje, 14 de abril, de acordo com o número final do NIS de cada beneficiário e juntamente com os pagamentos do novo Auxílio Gás. Confira o calendário completo abaixo para os dois programas:

    • NIS de final 1 – depósito na conta em 14 de abril;
    • NIS de final 2 – depósito na conta em 17 de abril (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o sábado, 15/04);
    • NIS de final 3 – depósito na conta em 18 de abril;
    • NIS de final 4 – depósito na conta em 19 de abril;
    • NIS de final 5 – depósito na conta em 20 de abril;
    • NIS de final 6 – depósito na conta em 24 de abril (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o feriado de sexta-feira, dia 21/04);
    • NIS de final 7 – depósito na conta em 25 de abril;
    • NIS de final 8 – depósito na conta em 26 de abril;
    • NIS de final 9 – depósito na conta em 27 de abril;
    • NIS de final 0 – depósito na conta em 28 de abril.

    Já os meios de pagamento do programa de transferência de renda e do Auxílio Gás seguem os mesmos, sendo feitos principalmente por meio do aplicativo Caixa Tem. Contudo, se o beneficiário não tiver acesso ao aplicativo, será possível receber por outros meios utilizando um dos cartões do programa Bolsa Família, inclusive os antigos, desde que eles ainda estejam em condições de uso.

    Fonte: / canalconsultapublica.com

    0

    Carregando a página, aguarde…