Publicidade
Publicidade
O Banco Central do Brasil é a principal instituição quando o assunto são as questões monetárias que envolvem o país, apesar de não estar ligado a nenhum ministério. Dessa forma, a sua maior responsabilidade diz respeito a estabilidade de preços que deve se manter contínua e não causar maiores prejuízos.
Integrado ao Sistema Financeiro Nacional, o Banco Central ainda oferece o Sistema de Valores a Receber, que permite que os brasileiros tenham acesso ao dinheiro que se encontra em uma das suas contas inativas. Isso porque, muitas pessoas têm valores em instituições financeiras e não se lembram mais.
Até o momento, foram feitas cerca de 4,8 milhões de solicitações ao Sistema de Valores a Receber. Portanto, confira a seguir se ainda é possível participar!
Valores esquecidos ainda podem ser resgatados?
No último domingo (9), foi divulgado o fato de que já foram feitos quase 5 milhões para o Sistema de Valores a Receber. Até o momento, a pessoa física que resgatou o maior valor conseguiu ter acesso a uma quantia de R$ 749 mil. No caso das pessoas jurídicas, o maior resgate foi equivalente a R$ 3,2 milhões.
Os herdeiros também podem ter acesso aos dados de pessoas falecidas e neste ano esse número ultrapassou 1,4 milhões de visualizações. Diante desses fatores, o Sistema de Valores a Receber deve permanecer em aberto por tempo indeterminado, ou seja, não existe nenhuma interrupção programada para ocorrer em breve.
O sistema continuará aberto para que as pessoas possam ter acesso aos valores esquecidos nas instituições financeiras, independente de qual seja o valor presente das contas. Sendo assim, para consultar o valor em questão, é necessário acessar o Banco Central.
Após ser feita a solicitação para que o dinheiro seja devolvido, é necessário aguardar até 12 dias úteis, mesmo em casos onde o cidadão tenha optado pelo recebimento por meio do Pix.
Essa é uma oportunidade imperdível e vale a pena conferir, pois muitas pessoas costumam não dar conta que esqueceram valores em contas que não utilizam mais
Como resgatar o dinheiro esquecido?
Para resgatar o dinheiro, é preciso que a sua conta gov.br seja nível prata ou ouro. Dito isso, para acessar a sua conta no site do Banco Central, basta realizar o login e posteriormente ler com atenção o termo de responsabilidade.
Em seguida, o site irá disponibilizar duas opções: “Solicitar por aqui” (devolução via Pix) ou “Solicitar via instituição” (para quem não possui Pix). Assim, basta escolher qual se enquadra melhor aos seus requisitos. Em seguida, é necessário entrar em contato com os canais de atendimento da instituição financeira.
Após este procedimento, é preciso aguardar para que seja aprovado. Vale ressaltar ainda que os clientes devem ter atenção, pois os bancos não solicitam informações através das redes sociais e todos os serviços do Sistema de Valores a Receber funcionam de forma gratuita.
Fonte:
/ pronatec.pro.com