Publicidade
Publicidade
Quando chegou a notícia de que o governo emite importante mensagem para os beneficiários do Bolsa Família, muitos ficaram atentos para saber do que se trata. É importante ressaltar que o Bolsa Família se trata de um benefício social que é distribuído para milhões de brasileiros atualmente. São mais de 21 milhões de beneficiários ao redor do Brasil.
Recebem o Bolsa Família as pessoas que vivem em situação de baixa renda ou em vulnerabilidade. Mas, com as novas regras que foram implantadas no programa, os beneficiários devem ter atenção ao que foi determinado pelo governo federal.
Com a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o programa social passou por diversas mudanças. Isso porque em 2021 o Auxílio Brasil deu lugar ao Bolsa Família e ficou em vigor por pouco mais de um ano. Com o retorno do programa, foram implementadas novas regras, sendo algumas delas bastante conhecidas de outros anos do governo Lula.
Governo emite importante mensagem para os beneficiários
A mensagem emitida pelo governo federal é de que os representantes do governo haviam desconfiado dos novos cadastros, que foram muitos, no Auxílio Brasil nos últimos anos, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Com isso, foram levantadas várias suspeitas de fraude. O alerta foi acendido diante das chamadas famílias unipessoais, que são aquelas formadas por uma pessoa só. Desde então, o Ministério do Desenvolvimento Social deu início a um período de fiscalização em torno das inscrições.
Apenas no mês de abril foram registrados 1,2 milhão de cortes referentes aos beneficiários do Bolsa Família. Por enquanto, o foco está nas pessoas que declararam viver sozinhas. Esta ação gerou inúmeras críticas em torno do governo atual, sobretudo por parte daquelas pessoas que afirmaram ter a necessidade de receber o benefício.
Por causa das inúmeras reclamações e também das filas cheias pelas pessoas que estão insatisfeitas e que foram até uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e também até uma das unidades da Caixa, o ministro da pasta Wellington Dias destacou que as famílias que regularizarem seu cadastro vão receber o benefício de volta.
Quem teve o benefício bloqueado também recebeu a mensagem?
Ademais, esta mensagem de alerta também chegou para as pessoas que tiveram o benefício bloqueado. A mensagem chegou por meio dos aplicativos da Caixa. Esta mensagem indica que os usuários devem ir até uma unidade do CRAS. O objetivo é atualizar o cadastro. Isso porque muitos os suspensos estavam com a inscrição desatualizada.
Portanto, se você estiver com medo da fiscalização do governo federal, é preciso se certificar de que todas as informações que foram disponibilizadas por meio do cadastro estão devidamente corretas. Um dos requisitos para receber o benefício é ter renda mensal per capita de R$ 218 e muitos podem ter acima disso e, por isso, foram suspensos.
Fonte: Joalline Nascimento/ pronatec.pro.com