Publicidade
Publicidade
Muitas vezes, quem precisa de crédito para resolver uma emergência ou colocar um sonho no papel pode, na verdade, cair em uma farsa. E assim nenhum dinheiro acaba na conta das vítimas. Ou até descobrir que tem crédito salarial em seu nome sem nunca ter pedido nada.
Para se ter uma ideia, em 2021 as fraudes contra clientes bancários aumentaram em 165%. E muitas delas têm como alvo os idosos e aqueles que não conhecem as finanças virtuais antes da pandemia e do isolamento social nas imediações. É o caso da fraude de empréstimos consignado.
Considerando que se você foi vítima de um golpe de empréstimo consignado, leia abaixo como resolver a situação e peça o seu cancelamento.
Como cancelar empréstimo consignado para evitar golpes
Seguem as dicas do que você pode fazer para cancelar empréstimo salarial:
1. Ligue ou entre no chat com seu banco ou instituição financeira
Caso suspeite e descubra algum problema com o contrato, o beneficiário deve entrar em contato com a instituição financeira. Para a análise antifraude, o banco poderá solicitar alguns documentos que comprovem a fraude do empréstimo consignado.
2. Entre em contato com a ouvidoria do seu banco, instituição ou Banco Central
O aposentado ou aposentado também pode ligar para a ouvidoria da instituição onde sofreu a fraude. Caso não obtenha resposta do banco ou a instituição financeira se recuse a investigar o caso, você pode entrar em contato com a Ouvidoria do Banco Central. Ou você pode ligar para 145 para registrar uma reclamação.
Feita a reclamação, a instituição tem até 10 dias úteis para responder. No caso de fraude comprovada de empréstimo consignado, é possível a restituição do valor em até 2 dias úteis.
3. Abrir Boletim de Ocorrência contra a fraude / golpe do Empréstimo Consignado
Para evitar futuras dores de cabeça, em caso de fraude, a indicação é abrir um boletim de ocorrência com a polícia. Isso pode ser feito online.