Publicidade
De acordo com o atual ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, com as mudanças previstas no programa social é provável que o novo aplicativo do Bolsa Família seja lançado ainda este ano.
As mudanças previstas têm o objetivo de, corrigir cadastros irregulares e prevenir fraudes na obtenção do serviço. Portanto, o governo vai verificar não só o CadÚnico, mas também os beneficiários do programa Bolsa Família.
O aplicativo Bolsa Família faz parte de uma campanha de conscientização
Em entrevista ao jornal O Globo, bem antes de sua posse, Wellington Dias havia falado sobre o desenvolvimento de um novo aplicativo do Bolsa Família, como ideia de uma campanha de conscientização do governo.
Desta forma, a ferramenta forneceria informações referente aos requisitos do programa, as consequências de pagamentos indevidos, bem como um espaço exclusivo para os beneficiários irregulares renunciarem de forma voluntária ao benefício e evitarem as consequências mencionadas acima.
No entanto, não está claro se o aplicativo irá servir para outros fins.
Revisão do benefício passa a ser necessário
Com a revisão do Bolsa Família, o ministro pretende retirar da tabela de pagamentos os beneficiários que estão irregulares e, a partir daí, adicionar os cidadãos da lista de espera que precisam realmente do benefício. Afinal, quase 3 milhões de pessoas aguardam que o governo as inclua no repasse.
“Com muito diálogo vamos reformular o Bolsa Família e sei que não é uma tarefa fácil, dada a situação que você está. Mas acredito que vamos encontrar no diálogo o acordo e a dosagem certa. Sim, iremos atualizar o CadÚnico”, afirma Dias.
Analogamente, prefeituras e governos estaduais estão também envolvidos no processo.
Por fim, curtiu esta matéria? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos e familiares.