Pular para o conteúdo

INSS libera benefício de R$1.100: Crianças e adolescentes nessas condições podem solicitar

    Você sabia que em algumas situações o INSS libera benefício de R$ 1.100 para crianças e adolescentes? O pagamento de um salário mínimo pode ser solicitado pelo site oficial ou pelo aplicativo do Meu INSS.

    Confira a seguir todos os detalhes sobre o benefício que teve as regras aprimoradas recentemente. Saiba quem pode receber e como fazer a solicitação do benefício.

    Crianças podem receber benefício do INSS em 2021

    Muitas pessoas possuem a mesma dúvida: crianças e adolescentes podem receber benefício do INSS esse ano? A resposta é sim.

    Benefício de Prestação Continuada (BPC) é voltado para crianças ou pessoas de qualquer idade que possuem deficiência. Idosos com 65 anos ou mais também podem receber esse pagamento de um salário mínimo.

    Recentemente, a Lei nº 14.176 aperfeiçoou o benefício e alterou os critérios de renda. A ideia é aumentar em até 200 mil o número de pessoas que podem solicitar o BPC.

    Entre essas pessoas estão crianças e adolescentes com deficiência que podem ter a solicitação dos pagamentos feita pelos pais.

    Quem pode receber o BPC 

    Existem algumas regras e pré-requisitos de quem pode receber o BPC em 2021. Apesar de ser criado pensando principalmente em idosos, jovens e pessoas de qualquer idade que possuem algum tipo de deficiência podem solicitar.

    Quem tem direito ao BPC em 2021, de acordo com as novas regras, são:

    • Pessoas com 65 anos ou mais;
    • Pessoas com deficiência e inaptidão para exercer alguma atividade remunerada;
    • Quem faz parte de família com rendimento per capita igual ou menor do que ¼ de salário mínimo;
    • Em casos excepcionais, a renda por pessoa na família pode ser de meio salário mínimo.

    De acordo com as novas regras do BPC 2021 (que começam a valer no dia 1º de janeiro de 2022), serão levados em conta critérios como grau de deficiência, dependência de terceiros (para idosos), comprometimento do orçamento, entre outros.

    Como solicitar BPC para crianças adolescentes 

    Agora quem quer saber como solicitar o BPC para crianças ou adolescentes deve saber, primeiramente, que é necessário estar no Cadastro Único (CadÚnico).

    Depois disso é possível usar um dos canais de atendimento da Previdência Social. Para solicitar o BPC em 2021 você pode seguir um dos passos a seguir:

    1. Ligar para o número 135 (ligação gratuita em aparelhos fixos);
    2. Acessar o site ou baixar o app Meu INSS;
    3. Ir até um Centro de Referências de Assistência Social (CRAS) ou agência da Previdência Social.

    0

    Carregando a página, aguarde…