Pular para o conteúdo

Governo concede novos BENEFÍCIOS e BÔNUS exclusivos para IDOSOS acima de 60 anos

    A atenção dedicada aos idosos com mais de 60 anos é uma prioridade, e a Carteira do Idoso é uma ferramenta essencial nesse cuidado.

    Emitida pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), esta carteira proporciona uma gama de vantagens e benefícios, independentemente de o idoso ser ou não segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

    Desde acesso preferencial a estacionamentos até meia-entrada em eventos culturais, passando pelo atendimento prioritário em estabelecimentos comerciais em todo o país.

    Contudo, um dos benefícios mais valorizados é o direito a passagens interestaduais de ônibus gratuitas.

    O processo para obter e utilizar a carteira é simples e intuitivo. Assim que o documento estiver em posse do cidadão, basta apresentá-lo online ou presencialmente na aquisição de ingressos, passagens de ônibus e em diversos outros estabelecimentos para desfrutar das vantagens garantidas por ela.

    Para os segurados do INSS, a carteira oferece ainda mais benefícios, criando uma rede de apoio abrangente para os idosos.

    A seguir, detalharemos cada uma dessas vantagens, para que todos possam compreender plenamente os direitos e recursos disponíveis por meio deste importante documento.

    Benefícios exclusivos da carteira para idosos +60

    • Gratuidade no transporte público: para os que dependem do transporte público em suas rotinas diárias, a Carteira do Idoso é um verdadeiro aliado. Com ela, os cidadãos com mais de 65 anos têm direito à gratuidade no serviço, bastando apresentar um documento de identificação que comprove a idade;
    • Isenção no IPTU: em diversas cidades brasileiras, os idosos podem desfrutar da isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Embora os critérios possam variar conforme o município, geralmente, é necessário ter mais de 60 anos e, em alguns casos, comprovar baixa renda para ter direito a essa vantagem. Para mais informações específicas, é recomendável consultar diretamente a prefeitura local;
    • Reajuste do plano de saúde com limite: a preocupação com a saúde é uma constante na vida dos idosos. Por isso, a Agência Nacional de Saúde (ANS) estabelece um limite para o reajuste dos planos de saúde para aqueles com mais de 60 anos. Esse aumento só pode ser concedido com base na tabela estabelecida pelo plano de saúde, garantindo assim uma mensalidade mais estável e previsível;
    • Meia entrada em atividades culturais e esportivas: o envelhecimento não deve ser visto como um obstáculo para desfrutar de momentos de lazer e cultura. Com a Carteira do Idoso, o acesso a shows, apresentações, cinema e outras atividades culturais e esportivas fica mais acessível, pois o Governo Federal garante a meia entrada para os idosos, incentivando assim a participação ativa na sociedade.

    Como solicitar o documento?

    Para tornar mais acessível a obtenção da carteira para idosos, agora é possível realizar o processo de emissão tanto online quanto pessoalmente, proporcionando maior comodidade e flexibilidade aos cidadãos.

    1 – Emissão online da Carteira do Idoso:

    Na comodidade do seu lar, o processo de emissão é simplificado e direto. Basta acessar nossa plataforma e seguir alguns passos simples:

    1. Primeiramente, basta acessar a plataforma e selecionar a opção “iniciar”;
    2. Em seguida, escolha a opção “emitir carteira” e preencha os dados solicitados;
    3. Além disso, você deve fornecer os documentos necessários, como RG, CNH ou passaporte, comprovante de residência e certidão de nascimento ou casamento.
    4. Logo após esse procedimento, sua carteira estará pronta para ser impressa.

    É importante pontuar que, através dessa solução online o governo busca fortalecer a autonomia dos idosos, garantindo-lhes acesso aos benefícios sociais essenciais. Toda a interface do portal é simplificada para garantir uma experiência fluida.

    2 – Emissão da Carteira do Idoso pelo CRAS:

    Para aqueles que preferem apoio presencial, também oferecemos a possibilidade de solicitar a carteira diretamente em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Basta comparecer pessoalmente ao local com os seguintes documentos:

    • Documento de identidade com foto;
    • CPF;
    • Número do NIS.

    Se você ainda não está cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico), aproveite a oportunidade para se cadastrar e, ao mesmo tempo, solicitar sua carteira de pessoa idosa. Lembre-se de que a emissão da carteira pelo CRAS pode levar até 45 dias.

    Contudo, se você precisar com urgência, o CRAS poderá fornecer uma declaração provisória enquanto sua carteira permanente é processada.

    Fonte: Pâmella Rodrigues/ noticiasconcursos.com

     

    0

    Carregando a página, aguarde…