Pular para o conteúdo

Já conhece a “carteirinha” do CadÚnico que lhe dá acesso gratuito a ônibus?

    Por meio do banco de dados do governo federal disponível no CadÚnico, um grupo de brasileiros estão recebendo uma “carteirinha” que libera ônibus gratuitamente.

    Para melhor entendimento, todas as informações dos brasileiros cadastrados estão armazenadas no CadÚnico, também conhecido como Cadastro Único do Governo. Portanto, para participar dos programas sociais, é requisitado que o cidadão seja inscrito e esteja constantemente atualizado.

    Trata-se do documento Identidade Jovem (ID Jovem), que não tem custo de emissão por ser virtual e, além disso, traz diversas vantagens para jovens de baixa renda.

    Esta Identidade Jovem (ID Jovem) foi destinada para quem?

    Assim como outros serviços do Governo Federal, o Programa Identidade Jovem é voltado para brasileiros de baixa renda. No entanto, destina-se a jovens entre os 15 e os 29 anos.

    Para obter a carteirinha que desbloqueia os ônibus gratuitamente, também é necessário cumprir alguns requisitos, tais como:

    • Ser classificado como de baixa renda e ter idade entre 15 e 29 anos;
    • Estar inscrito no sistema do Cadastro Único do Governo Federal;
    • Ter renda familiar mensal de até no máximo 2 salários mínimos.

    Fonte da listagem acima: Sua Finança.

    Vale ressaltar que o programa não exige que o jovem estude para receber o benefício.

    Qual é a finalidade da Identidade Jovem (ID Jovem)

    Uma das principais vantagens da “carteirinha” que desbloqueia ônibus grátis é que ela desbloqueia ônibus grátis ou pelo menos pela metade do preço. Mas esta não é a única vantagem, pois os programas culturais também podem ser agendados com descontos de até 50%. Exemplos:

    • Shows;
    • Teatros;
    • Cinemas;
    • Eventos esportivos;
    • Eventos artístico-culturais;
    • Duas vagas gratuitas e duas vagas com 50% de desconto em transporte interestadual.

    Fonte da listagem acima: Sua Finança.

    Lembre-se de que muitos desses jovens precisam trabalhar e, dependendo da situação, precisam se deslocar de ônibus todos os dias. Dessa forma, a “carteirinha” tende a mitigar o ônus de pagar parte ou a totalidade do transporte.

    Já conhece a "carteirinha" do CadÚnico que lhe dá acesso gratuito a ônibus?
    Imagem: Voz das Comunidades.

    Como obter o benefício?

    Antes de mais nada, é importante que o jovem esteja cadastrado no sistema governamental. Para isso, ele deve se dirigir ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) da sua região. Cadastre-se dessa forma no Programa Identidade Jovem (ID Jovem).

    Além disso, com o cadastro realizado e atualizado no sistema, é possível participar de variados outros programas sociais que também envolvem jovens que possui uma renda baixa.

    Vale lembrar que para ter a “carteirinha” que libera ônibus gratuitamente é necessário ter alguns documentos em mãos. Por exemplo, RG, CPF e Comprovante de Residência.

    Então o próximo passo é emitir o documento baixando o app disponível para Android e iOS, você também pode acessar o site caso prefira. Portanto, para acessar é necessário preencher o formulário com as seguintes informações:

    • Nome completo;
    • Nome da mãe;
    • Data de nascimento;
    • Número do NIS (Número de Identificação Social).

    Fonte da listagem acima: Sua Finança.

    Por fim, curtiu esta matéria? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos e familiares.

    0

    Carregando a página, aguarde…