Pular para o conteúdo

Confira se o seu CPF está incluso no perdão das dívidas atrasadas; Lista foi liberada

    Está chegando a hora: brasileiros que estiverem endividados poderão aproveitar a chegada de um novo programa de renegociação de dívidas para finalmente saírem do vermelho. O benefício, anunciado no início deste ano, está quase em seu período de lançamento e promete ajudar milhares de endividados a saírem dessa situação.

    Se você faz parte do grupo de pessoas que se encontra na inadimplência atualmente, veja abaixo como participar do programa e saiba de que forma pode se livrar das contas de uma vez por todas!

    Desenrola promete acabar com dívidas de brasileiros

    Na semana passada, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) finalmente liberou as regras de participação do Desenrola, programa que promete acabar com a inadimplência dos brasileiros. Basicamente, o benefício vai fazer com que dois grupos de pessoas distintos tenham acesso à quitação de suas dívidas.

    Segundo as regras que foram divulgadas, entretanto, apenas dívidas que foram adquiridas nos últimos cinco anos poderão ser quitadas em um primeiro momento. Ou seja, quem possui débitos de 2019 até antes disso não poderá participar do programa, ao menos não com essas dívidas.

    Vale destacar que o benefício visa ajudar principalmente pessoas em situação de vulnerabilidade social. Por esse motivo, há faixas que solicitam que o cidadão esteja inscrito no Cadastro Único, mas há também aquelas que não exigem essa ação. Conforme as projeções do governo, o Desenrola deve beneficiar cerca de 70 milhões de pessoas em situação de inadimplência.

    Entenda como funcionam as faixas do programa

    Ademais, como dito anteriormente, o benefício vai ajudar três grupos diferentes de pessoas, diferenciando os cidadãos em duas faixas de participação, conforme informações do Diário Oficial da União (DOU). Cada uma delas possui regras diferentes para manter o serviço alinhado com a necessidade do cidadão.

    Por exemplo, a faixa um foi pensada para ajudar pessoas de baixa renda, em situação de vulnerabilidade. Ou seja, dela podem participar pessoas que tenham o registro no Cadastro Único, bem como aquelas que recebem, no máximo, dois salários mínimos federais por mês.

    Já na faixa dois, encontram-se aqueles que possuem dívidas de valores acima dos R$ 20 mil. Nesse caso em específico, o prazo para pagamento é de doze meses, o que aumenta o período em que os cidadãos terão para conseguirem quitar as dívidas de forma adequada.

    É importante ter em mente que o Desenrola é destinado aos cidadãos que já estão se preparando para deixar a situação de nome sujo. Isso quer dizer que podem participar aquelas pessoas que já analisaram diversas possibilidades de renegociação, possuindo suas reservas financeiras para finalmente deixarem as dívidas de lado.

    Ou seja, o benefício não é uma solução imediata para os endividados, mas sim um auxílio. Portanto, os interessados devem ter outra fronte para “segurarem as pontas”, como uma reserva que vai ajudá-los a eliminar a situação de endividamento.

     

    Fonte:

    0

    Carregando a página, aguarde…