Publicidade
Quem pensava que o pagamento do Auxílio Emergencial poderia ser prorrogado para 2021, já percebeu que este não será o caso. Isso porque os últimos pagamentos em dinheiro dos benefícios estão marcados para início de 2021. Assim, estão programados 10 pagamentos para retirada do dinheiro, começando no dia 4 de janeiro e se estendendo até o dia 27 de janeiro.
Com isso, quem recebia o Auxílio Emergencial, passará a não ter mais o apoio do programa. Dessa forma, essas pessoas precisarão encontrar outros benefícios para conseguir seu sustento. Mas a boa notícia é que existe uma série de programas sociais que são disponibilizados hoje em dia pelo Governo Federal.
Confira 22 benefícios que você pode receber em 2021
Então, para começar, uma das principais ferramentas que têm sido usadas para a implementação de programas assistenciais no país é o Cadastro Único, mais conhecido como CadÚnico. Assim, através deles, estados e municípios têm acesso às informações dos cidadãos, sendo possível conhecer melhor a realidade de cada região.
Desse modo, é através do CadÚnico que será possível selecionar os cidadãos que podem ser incluídos em pelo menos 22 benefícios sociais. Confira quais são eles:
- Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda
- Tarifa Social de Energia Elétrica
- Benefício de Prestação Continuada (BPC)
- Programa Minha Casa Minha Vida
- Carteira do Idoso
- Bolsa Família
- Telefone Popular
- Isenção de Pagamento de Taxa de Inscrição em Concursos Públicos
- Programas Cisterna
- Água para Todos
- Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental)
- Bolsa Estiagem
- Fomento às Atividades Produtivas Rurais/ Assistência Técnica e
- Extensão Rural
- Programa Nacional de Reforma Agrária
- Programa Nacional de Crédito Fundiário
- Crédito Instalação
- ENEM
- Serviços Assistenciais
- Programa Brasil Alfabetizado
- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)
- Identidade Jovem (ID Jovem)
- Carta Social
Afinal, quem pode se cadastrar?
Por fim, se você deseja se cadastrar em alguns desses benefícios, saiba que o requisito principal é a renda familiar. Dessa forma, pessoas que possuem a renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou três salários mínimos no total para o sustento de todos os dependentes podem se cadastrar no CadÚnico.
Sendo assim, você deve procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Além disso, é preciso que um responsável maior de 16 anos apresente os documentos pessoais dos integrantes da família, como certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, carteira de identidade (RG), carteira de trabalho ou Título de Eleitor.
Fonte: Seu Crédito Digital