Pular para o conteúdo

Como solicitar o reembolso de compra indevida no meu cartão de crédito?

    A cada dia o cartão de crédito está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Com a popularização dos bancos digitais, ficou ainda mais fácil conseguir um cartão, o que exige ainda mais organização com os gastos para não cair no super endividamento.

    Por isso, muitas vezes acontece de alguém se arrepender de uma compra online ou ficar insatisfeito com um problema com o produto adquirido. Por isso, é importante saber como solicitar o reembolso no caso de uma compra realizada com cartão de crédito.

    O processo de estorno do cartão de crédito envolve o cancelamento de uma transação para restituição do dinheiro gasto. Isso é possível tanto para compras online quanto pessoais. A solicitação do procedimento pode ser feita de duas formas: no site ou na loja onde foi realizada a compra, ou diretamente à administradora do cartão.

    Caso o estorno seja concedido, ele pode ser feito cancelando o valor da compra, que consiste em reembolsar o valor gasto, ou creditando diretamente nas faturas do cartão de crédito a seguir.

    Solicitação de estorno no cartão de crédito

    A solicitação de estorno de compra com cartão de crédito é um direito garantido pela Lei de Defesa do Consumidor. No entanto, a situação de compra deve estar dentro de alguns parâmetros:

    • O cliente se arrependeu da compra efetuada numa loja online no prazo máximo de 7 dias após a compra. Para lojas físicas, a empresa não é obrigada a devolver o dinheiro caso o produto não apresente irregularidades. Caso utilize esta função ao efetuar uma compra online, a empresa também é responsável por recolher o artigo devolvido gratuitamente para o consumidor;
    • O produto deve estar dentro do prazo de garantia, mas apresenta defeito e a empresa não repara o dano no prazo de 30 dias;
    • O produto recebido foi entregue em quantidade diferente da indicada na embalagem;
    • Uma oferta anunciada não foi cumprida. Por exemplo, o prazo de entrega prometido no momento da compra não foi cumprido;
    • O cartão não foi cobrado corretamente. Pode acontecer que o estabelecimento tenha gasto um valor adicional no seu cartão.

    Com esses parâmetros, você pode solicitar a solicitação de cancelamento do cartão de crédito diretamente à loja ou à administradora do cartão. Para fazer isso, verifique a política de devolução.

    Se tudo estiver acordado e a compra for feita pessoalmente, o reembolso será feito pelo estabelecimento diretamente na máquina de cartão utilizada para a compra. Se a compra foi feita online, o cliente será reembolsado imediatamente ou nas próximas faturas.

    Como solicitar o reembolso de compra indevida no meu cartão de crédito?
    Imagem: Jornal Contábil.

    Solicitação de estorno à operadora do cartão

    Caso a instituição não concorde com a realização do estorno, você pode entrar em contato diretamente com a operadora do cartão. Nesse caso, a operadora abre uma disputa entre as duas partes, e o cliente deve anexar alguns documentos. Entre outras coisas, deve haver fotos, comprovação do atraso na entrega, estas devem justificar o pedido de estorno.

    Contudo, é importante observar que o pagamento do estorno do cartão de crédito é sempre processado pelo estabelecimento e a administradora do cartão é apenas um intermediário no processo. Portanto, o reembolso será feito somente após a loja aceitar os termos e devolver o dinheiro. Se isso não acontecer, você pode ir ao PROCON e questionar a decisão da empresa.

    Por fim, curtiu esta matéria? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos e familiares.

    0

    Carregando a página, aguarde…