Pular para o conteúdo

BOLSA FAMÍLIA: APENAS ESTAS FAMÍLIAS SERÃO BLOQUEADAS EM SETEMBRO APÓS O PENTE-FINO

    O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), confirmou que novos bloqueios serão feitos no Cadastro Único (CadÚnico) em setembro. Trata-se do pente-fino do CadÚnico, que tem o objetivo de encontrar famílias com irregularidades em seus cadastros. Entretanto, o pente-fino pode levar à suspensão do repasse dos programas sociais, como o Bolsa Família.

    Sendo assim, as famílias que foram notificadas no mês de agosto para comparecerem ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) devido às irregularidades precisam ficar atentas. Isso porque a próxima notificação pode ser informando o bloqueio do Cadastro Único e, consequentemente, dos benefícios assistenciais oferecidos pelo banco de dados.

    Vale informar, ainda, que os segurados podem ser notificados pelos aplicativos oficiais. São eles: Bolsa Família, Cadastro Único e Caixa Tem. Além disso, algumas famílias podem ser notificadas via SMS, no número registrado no banco de dados. Desse modo, é importante que os segurados fiquem atentos às notificações que recebem em seu aparelho celular.

    Esses aplicativos estão disponíveis para serem baixados gratuitamente por aparelhos Android e iOS. Os segurados também podem conferir a regularidade do seu cadastro através do site do Cadastro Único ou do Portal Cidadão da Caixa Econômica Federal.

    Fui bloqueado, e agora?

    Após o bloqueio, o segurado terá 60 dias para se dirigir a um ponto de atendimento do Cadastro Único, para realizar a averiguação cadastral. Passado esse período, os segurados que não atualizarem seus dados serão desligados do CadÚnico. Caso isso aconteça, a suspensão dos programas sociais se tornará definitiva, ou seja, o segurado perderá acesso a esses programas.

    Já as famílias que conseguirem ir ao CRAS dentro do prazo estabelecido pelo governo Federal e conseguirem atualizar os seus dados terão o CadÚnico desbloqueado, voltando a receber os benefícios sociais. No caso do Bolsa Família, os beneficiários ainda poderão receber as parcelas retroativas que ficaram suspensas durante a averiguação cadastral.

    Vale informar que os saques das parcelas retroativas do Bolsa Família ficarão disponíveis apenas nas agências da Caixa Econômica Federal, dentro de um calendário específico para os saques. Além disso, vale informar que o Responsável Familiar deverá ter em mãos um documento original com foto para conseguir ter acesso ao repasse.

    Calendário do Bolsa Família de setembro

    Apesar da previsão de bloqueio do Bolsa Família para o mês de agosto, a Caixa Econômica Federal confirmou o pagamento do Bolsa Família do próximo mês. O repasse acontece nos últimos dez dias úteis de setembro, seguindo o calendário escalonado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar. Sendo assim, confira o calendário completo a seguir:

    • NIS de final 1: dia 18 de setembro (antecipado para o sábado, 16);
    • NIS de final 2: dia 19 de setembro;
    • NIS de final 3: dia 20 de setembro;
    • NIS de final 4: dia 21 de setembro;
    • NIS de final 5: dia 22 de setembro;
    • NIS de final 6: dia 25 de setembro;
    • NIS de final 7: dia 25 de setembro (antecipado para o sábado, 23);
    • NIS de final 8: dia 27 de setembro;
    • NIS de final 9: dia 28 de setembro;
    • NIS de final 0: dia 29 de setembro.

    O montante será depositado na conta digital do Caixa Tem e poderá ser sacado em uma lotérica, caixa eletrônico ou agência da Caixa Econômica Federal. Podem ser utilizados: o cartão do Auxílio Brasil, o Cartão do Bolsa Família e o Cartão Cidadão da Caixa Econômica Federal.

    Além disso, o segurado poderá utilizar o aplicativo do Caixa Tem para realizar transferências bancárias sem cobrança de taxa e pagamentos de conta sem sair de casa. Essa é uma ótima alternativa para os segurados que ainda não possuem o cartão do benefício.

     

    Fonte:

    0

    Carregando a página, aguarde…