Pular para o conteúdo

ATENÇÃO: Governo emite alerta para beneficiários do bolsa família comparecer ao CRAS

    O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) liberou uma nova mensagem no aplicativo oficial do Bolsa Família. O alerta é para que beneficiários que se cadastram no Cadastro Único (CadÚnico) como unipessoal compareçam no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para a averiguação unipessoal.

    Essa é uma medida que faz parte do pente-fino do CadÚnico que busca encontrar irregularidades no recebimento de benefícios sociais. O ministro Wellington Dias (PT), chefe do MDS, afirmou em entrevista ao G1 que o governo realizaria um bloqueio de 1 milhão de cadastro nessa quarta-feira (12). Sendo assim, os beneficiários precisam comparecer no CRAS para esclarecer informações. Veja o que diz a mensagem do app.

    “Mensagem do Bolsa Família – Convocação Averiguação Unipessoal: Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Procure o setor do Cadastro Único na sua cidade se você realmente mora sozinho e atualize seu cadastro para evitar o bloqueio do seu benefício do Bolsa Família. Informe corretamente no seu cadastro todas as pessoas que moram com você.”

    Aplicativo do Bolsa Família

    Motivo dos bloqueios do Bolsa Família

    O Bolsa Família é um dos programas sociais brasileiros oferecidos a partir do Cadastro Único. Estar com o cadastro em dia e com os dados corretos é um dos critérios para o recebimento do Bolsa Família. Dessa forma, aqueles que estiverem com o cadastro desatualizado ou irregular corre risco de ter o benefício bloqueado ou até mesmo cancelado.

    A averiguação cadastral tem como objetivo encontrar os casos de irregularidade. Isso porque a equipe de transição do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou um aumento anormal na aquisição de cadastros unipessoais. Entre setembro de 2021 e agosto de 2022, foram realizados mais de 2,5 milhões de cadastros voltados para quem mora sozinho, o que levantou suspeitas de uma possível irregularidade.

    Meu Bolsa Família foi bloqueado, e agora?

    Aos beneficiários que tiveram o Bolsa Família de abril bloqueado, é necessário o comparecimento no CRAS para fazer a averiguação. Caso faça a verificação dos dados logo, ainda poderá receber o Bolsa Família de maio. Se for verificado algum erro do MDS ao realizar o bloqueio, o beneficiário poderá receber o retroativo do benefício de abril.

    Os segurados tem até o dia 16 de junho para comparecer no CRAS para fazer a averiguação cadastral. Passada essa data, o bloqueio passa para um cancelamento e o beneficiário é retirado de forma definitiva da folha de pagamento do Bolsa Família. Confira o que diz o aplicativo.

    “Mensagem do Bolsa Família – Benefício bloqueado por averiguação: Você precisa esclarecer informações do seu cadastro. Se você realmente mora sozinho, procure o setor do Cadastro Único na sua cidade até o dia 16 de junho e atualize o seu cadastro para evitar o cancelamento do seu benefício do Bolsa Família”.

    Aplicativo Bolsa Família

    Bloqueios de março

    Essa é a segunda leva de bloqueios do Cadastro Único. Em março deste ano, o banco de dados realizou o primeiro corte de segurados e 1,5 milhão de brasileiros deixaram a folha de pagamento do Bolsa Família. Neste caso, o objetivo era tirar do benefício segurado com renda maior do que o teto exigido pelo CadÚnico.

    Vale lembrar que o banco de dados exige que a família tenha uma renda mensal menor ou igual a R$ 218 por pessoa do núcleo familiar. Famílias com renda superior a essa foram retiradas do programa social em março.

    Apesar dos bloqueios, o Governo Federal também realizou uma busca ativa para encontrar novos beneficiários. No início do mês passado, cerca de 900 mil pessoas aguardavam para começar a receber o programa de transferência de renda, mas apenas 694 mil receberam já no mês de março.

    A busca ativa continua e, em abril, outros 300 mil brasileiros serão colocados na folha de pagamento do Bolsa Família. O objetivo do Governo Federal é zerar a fila de espera até dezembro de 2023, mesmo com a busca ativa.  A saída dos beneficiários irregulares deve ajudar na aquisição de segurados que realmente precisam da ajuda de custo.

    Fonte: consultapublica.com

    0

    Carregando a página, aguarde…