Pular para o conteúdo

BOLSA FAMÍLIA: ABONO EXTRA de fim de ano; veja se foi confirmado e quem terá direito

    Com o lançamento do novo Programa Bolsa Família pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início do mês de março, diversos beneficiários ficaram curiosos sobre a possibilidade de um abono extra para as famílias no final do ano, já que muitas regras foram mudadas e novos benefícios foram criados. No entanto, a notícia não é boa, pois o programa não tem repasses extras programados para o final do ano, pelo menos pro enquanto.

    Isso porque não há nenhuma regra especifica no regulamento do novo programa de transferência de renda que garanta um pagamento extra para os beneficiários, além dos pagamentos comuns do mês. Por conta disso, não haverá este tipo de repasse, motivo pelo qual também não há uma lista com os beneficiários. Além disso, até é possível que um pagamento deste tipo seja aprovado pelo Congresso nacional, mas as chances são pequenas.

    Esta situação pode ocorrer porque o texto da Medida Provisória do novo Bolsa Família está sendo analisado por deputados e senadores, e alguns deles desejam criar um pagamento extra no final do ano para as famílias, semelhante a um décimo terceiro. No entanto, o governo federal é contra, pois afirma que os valores pagos atualmente pelo programa social são maiores do que eram antigamente, devendo aumentar ainda mais a partir de junho, e portanto, não há necessidade de um repasse extra.

    Calendário de pagamentos de abril do Bolsa Família

    As datas de repasses do Bolsa Família de abril já foram divulgadas, e segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, que é o responsável pelo programa, os beneficiários receberão os repasses deste mês a partir do dia 14 e seguem recebendo até o dia 28 de abril, de acordo com o número final do Número de Inscrição Social (NIS) de cada um, e juntamente com os pagamentos do novo Auxílio Gás. Confira o calendário completo abaixo para os dois programas:

    • NIS de final 1 – depósito na conta em 14 de abril;
    • NIS de final 2 – depósito na conta em 17 de abril (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o sábado, 15/04);
    • NIS de final 3 – depósito na conta em 18 de abril;
    • NIS de final 4 – depósito na conta em 19 de abril;
    • NIS de final 5 – depósito na conta em 20 de abril;
    • NIS de final 6 – depósito na conta em 24 de abril (vai poder sacar ou movimentar o valor desde o feriado de sexta-feira, dia 21/04);
    • NIS de final 7 – depósito na conta em 25 de abril;
    • NIS de final 8 – depósito na conta em 26 de abril;
    • NIS de final 9 – depósito na conta em 27 de abril;
    • NIS de final 0 – depósito na conta em 28 de abril.

    Pagamentos do Bolsa Família em abril

    Já em relação aos meios de pagamento do programa de transferência de renda e do Auxílio Gás nada muda, pois eles seguem os mesmos. Ou seja, os repassas seguirão sendo feitos em abril principalmente por meio do aplicativo Caixa Tem, da Caixa Econômica Federal, que é o meio utilizado pela maior parte dos beneficiários. Porém, se o beneficiário não tiver acesso ao aplicativo, será possível receber por outros meios, confira abaixo:

    • Novos cartões do Bolsa Família, que já estão chegando para as famílias;
    • Antigos cartões do Bolsa Família, somente para aqueles que ainda os possuem e desde que estejam em condições de uso;
    • Cartões com a logomarca do antigo programa Auxílio Brasil, que seguem funcionando normalmente e em breve serão substituidos;
    • Com os cartões citados acima, é possível receber em caixas eletrônicos, Casas Lotéricas ou comprar com a função débito, desde que o cartão seja da versão nova, com chip;
    • Recebimento direto na agencia da Caixa apresentando documento de identificação, para aqueles que não possuem nenhum outro meio.

    Fonte consultapublica.com

    0

    Carregando a página, aguarde…