Publicidade
Diferentes tipos de revisão cadastral podem fazer com que famílias incluídas no Auxílio Brasil tenham o pagamento suspenso ou percam o direito ao benefício.
Segundo as regras do programa criado para substituir o Bolsa Família, os beneficiários podem passar por três tipos de avaliações. São elas: averiguação cadastral, revisão cadastral e revisão de elegibilidade.
Entenda a seguir como funciona cada uma das três avaliação que podem levar à suspensão ou cancelamento do benefício para famílias que recebem ou ainda começarão a receber o Auxílio Brasil.
Revisão Cadastral do Auxílio Brasil
As revisões cadastrais serão voltadas para famílias que estejam há mais de dois anos sem atualizar o CadÚnico. Caso o beneficiário não faça a revisão no prazo estipulado, o Ministério da Cidadania poderá bloquear e, posteriormente, suspender o benefício.
Entretanto, famílias convocadas para a averiguação cadastral não entrarão na lista para revisão cadastral.
Para saber se estão na lista de revisão, os beneficiários poderão conferir mensagens nos comprovantes de pagamento ou ir até os postos de atendimento do Cadastro Único.
Averiguação Cadastral
Segundo as regras do Auxílio Brasil, devem passar por este tipo de revisão famílias que tenham informações inconsistentes em relação ao que consta no CadÚnico. Ou seja, informações que não batem com o cadastro.
Assim como no caso das revisões cadastrais, será possível checar sobre convocações para averiguação cadastral nos comprovantes ou postos do CadÚnico das prefeituras.
Se uma família convocada não se apresentar ao município dentro do prazo, ela pode sofrer a pena de bloqueio ou cancelamento imediato do benefício.
Revisão de elegibilidade
Nesse caso, o governo irá verificar as informações dos beneficiários para manter ou não o pagamento do benefício.