Pular para o conteúdo

ATENÇÃO! MINISTRO DO BOLSA FAMÍLIA EMITE COMUNICADO PARA FAMÍLIAS BLOQUEADAS E CANCELADAS; CONFIRA

    Não é nenhuma novidade para os mais de 21 milhões de beneficiários do novo Programa Bolsa Família que muitos cancelamentos e bloqueios de benefícios tem ocorrido nos últimos meses por conta de irregularidades cadastrais ou por suspeitas delas. No entanto, uma novidade divulgada recentemente ligada a essas situações é um calendário com as datas em que eventos da revisão cadastral deverão ocorrer.

    Isso porque, geralmente, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que administra o programa social, divulga apenas o calendário com as datas de pagamento da rodada de repasses. Contudo, agora, um comunicado revelou o cronograma dos bloqueios e cancelamentos de agosto, revelando as datas em que cada etapa acontecerá.

    Comunicado para bloqueados e cancelados do Bolsa Família

    Dessa forma, segundo as etapas divulgadas neste cronograma, os beneficiários do novo Programa Bolsa Família que já foram bloqueados e atualizaram seus cadastros nos últimos meses para comprovar que atendem as regras do programa, deverão ser desbloqueados neste mês de agosto ou no mês de setembro, de acordo com a data em que a atualização cadastral foi realizada.

    Isso porque, as famílias que foram bloqueadas e realizaram a atualização cadastral até o mês de junho, tiveram as pendências no cadastro retiradas do sistema do programa social no dia 11 de julho, e portanto, já serão desbloqueadas nesta rodada e receberão normalmente em agosto. Já as famílias que atualizaram o cadastro em julho, terão as pendencias retiradas do sistema neste mês, e só voltarão a ter acesso aos pagamentos em setembro.

    Ou seja, quem atualizou os dados cadastrais em junho será desbloqueado e receberá normalmente em agosto se não houverem mais suspeitas, e quem atualizou o cadastro em julho só voltará a receber em setembro. O cronograma revela ainda que a verificação das informações de pagamento no aplicativo do programa poderá ser realizada a partir do dia 11 desse mês.

    Bolsa Família: Até quantas "bonificações" de R$ 150 a mais posso receber?

    Mas é importante ressaltar que tanto a base de dados do aplicativo Bolsa Família quanto a base de dados do aplicativo Caixa Tem, por onde os beneficiários fazem a maior parte das consultas, são atualizados gradualmente, ou seja, aos pouco, e por isso é possível que nos primeiros dias as informações de pagamento estejam incorretas ou completas, sendo recomendado que se espere pelo menos até o dia 17.

    É interessante lembrar ainda que as famílias bloqueadas que conseguem comprovar que atendem as regras e acabam sendo desbloqueadas, recebem acesso também aos pagamentos das rodadas em que o bloqueio estava ativo, os chamados retroativos. Estes valores serão liberados para saque no dia do pagamento da família definido pelo calendário oficial ou até o último dia do mês.

    Calendário de pagamentos agosto do Bolsa Família

    Já o calendário oficial de pagamentos do novo Programa Bolsa Família, com as datas dos repasses do mês de agosto, indicam que os valores destinados as famílias beneficiárias devem começar a ser liberados no dia 18 e seguir até o dia 31, segundo o número final do NIS de cada família. Confira no cronograma abaixo:

    • NIS de final 1 – depósito na conta em 18 de agosto;
    • NIS de final 2 – depósito na conta em 21 de agosto (valores serão disponibilizados no sábado, dia 19/08);
    • NIS de final 3 – depósito na conta em 22 de agosto;
    • NIS de final 4 – depósito na conta em 23 de agosto;
    • NIS de final 5 – depósito na conta em 24 de agosto;
    • NIS de final 6 – depósito na conta em 25 de agosto;
    • NIS de final 7 – depósito na conta em 28 de agosto (valores serão disponibilizados no sábado, dia 26/08);
    • NIS de final 8 – depósito na conta em 29 de agosto;
    • NIS de final 9 – depósito na conta em 30 de agosto;
    • NIS de final 0 – depósito na conta em 31 de agosto.

     

    Fonte: