Publicidade
Publicidade
O governo federal brasileiro oferece diversos benefícios sociais para a população em situação de vulnerabilidade socioeconômica, seja por meio de programas de assistência social e transferência de renda, como é o caso do Bolsa Família. O benefício em questão foi criado em 2003 pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já a Medida Provisória responsável por estabelecer o auxílio financeiro para as famílias de baixa renda foi a 132, que logo no ano seguinte se tornou lei.
O programa de transferência de renda ofertado pelo governo federal tem como principal objetivo colocar fim ao ciclo geracional de pobreza e extrema pobreza que ultrapassa diversas gerações de famílias brasileiras. Para que isso seja possível, são feitas transferências condicionadas mensais de saúde, renda e educação por parte da Caixa Econômica Federal. Além disso, para ter acesso ao Bolsa Família, é exigido que as famílias estejam inscritas e com os dados em dia no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Nos últimos dias, muitas pessoas que se cadastraram no Bolsa Família recentemente estão se perguntando quando o benefício será liberado e se existe a possibilidade de receber as parcelas ainda neste mês de setembro. Portanto, confira a seguir o tempo estabelecido para que seja dada a aprovação!
Em quanto tempo a solicitação para o Bolsa Família 2023 é aprovada?
Ao se cadastrar no Bolsa Família, a aprovação não acontece de forma automática. Isso porque, em primeiro lugar, é necessário se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que por sua vez não garante uma vaga instantânea no benefício de transferência de renda.
Dessa forma, é necessário aguardar que o governo selecione novas famílias para participar do Bolsa Família. Por isso, o tempo de concessão do benefício é bastante variável, uma vez que depende do número de vagas disponíveis. Logo, para ser selecionada, a família vai depender do espaço orçamentário no programa de transferência de renda e também da quantidade de famílias que são beneficiadas pelo município.
Diante dos fatores expostos, o Ministério do Desenvolvimento Social não estimula um prazo definitivo para que as famílias sejam aprovadas no Bolsa Família. Contudo, vale ressaltar que o governo realiza a checagem dos cadastrados todos os meses antes de começar a liberar a nova folha de pagamento.
Calendário do Bolsa Família de setembro
As parcelas do Bolsa Família costumam ser depositadas nos últimos dez dias do mês pela Caixa Econômica Federal e em setembro não está sendo diferente. Além disso, o calendário de pagamentos segue a ordem do dígito final do NIS (Número de Inscrição Social) dos beneficiários do programa.
Neste mês, os pagamentos estão sendo realizados da seguinte maneira:
- Final do NIS 1: 18 de setembro;
- Final do NIS 2: 19 de setembro;
- Final do NIS 3: 20 de setembro;
- Final do NIS 4: 21 de setembro;
- Final do NIS 5: 22 de setembro;
- Final do NIS 6: 25 de setembro;
- Final do NIS 7: 26 de setembro;
- Final do NIS 8: 27 de setembro;
- Final do NIS 9: 28 de setembro;
- Final do NIS 0: 29 de setembro.
Fonte: