Publicidade
Publicidade
O mês de setembro está caminhando para o seu fim, mas milhares de brasileiros ainda esperam ser contemplados com os pagamentos de diversos benefícios sociais. Programas como o BPC – Benefício de Prestação Continuada – ou até mesmo benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) estão sendo efetivados.
No entanto, o principal programa social em vigência no país, o Bolsa Família, sempre chama muita atenção. Especialmente esta semana, o programa está direcionando seus repasses a mais de 21 milhões de famílias inscritas. No entanto, um determinado grupo pode ser cortado dos pagamento até o final do mês.
Trata-se daqueles que são ditos como “unipessoais” – que moram sozinhos – mas que estão residindo com mais pessoas em seu núcleo familiar. Criado pelo atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o programa realiza frequentemente um pente-fino nos cadastros do Bolsa Família. Dessa forma, todos os que não cumprirem as diretrizes podem ser excluídos dos repasses.
Vale ressaltar que cadastro unipessoal só deve ser feito quando a pessoa realmente vive sozinha, não quando ela divide o lar com outros membros familiares ou conhecidos. Diferentemente disso, o inscrito fica impossibilitado de receber o auxílio padrão do programa, R$ 600 mensais.
Calendário Bolsa Família setembro
Para os regulares no programa, os pagamentos devem seguir a seguinte ordem neste mês:
- NIS final 1: 18 de setembro (já pago);
- NIS final 2: 19 de setembro (já pago);
- NIS final 3: 20 de setembro (será pago hoje);
- NIS final 4: 21 de setembro;
- NIS final 5: 22 de setembro;
- NIS final 6: 25 de setembro;
- NIS final 7: 26 de setembro;
- NIS final 8: 27 de setembro;
- NIS final 9: 28 de setembro;
- NIS final 0: 29 de setembro.
Os repasses acontecem no aplicativo Caixa Tem para todos os inscritos regulares no programa e com os dados atualizados no CadÚnico.
Fonte: Igor Vieira/ canalconsultapublica.com