Publicidade
Publicidade
Cancelar um PIX não é uma coisa de outro mundo, apesar de algumas pessoas pensarem que sim. Se você enviou um valor para uma chave que não era o destinatário correto é possível reverter isso. Você só precisa ter calma para iniciar o procedimento.
Se o seu aplicativo de banco for o Nubank vamos te ensinar a realizar o estorno e até mesmo o cancelamento da transferência. Saiba como se livrar desse perrengue em alguns minutos.
É possível cancelar um PIX?
O sistema de transferência instantânea revolucionou o sistema financeiro bancário, já que agora todo mundo pode enviar ou receber dinheiro em poucos segundos sem nenhuma taxa adicional.
Com toda essa velocidade, às vezes nos enganamos e enviamos um valor para a chave errada nos forçando a ter que cancelar um PIX, e isso tem sido muito comum ultimamente.
Acontece que algumas pessoas erram mesmo e as taxas de erros durante as transferências aumentaram bastante. Mas a boa notícia é que diante desse cenário é possível fazer o cancelamento do valor.
Se você for um cliente Nubank e isso aconteceu com você, ou você pretende aprender caso passe por alguma situação parecida, basta conferir as instruções no próximo tópico para realizar o procedimento.
Cancelar transferência pelo aplicativo Nubank
Agora que você já sabe que é possível cancelar um PIX, vale lembrar que ele é o novo método de transferência monetária instantâneo e de pagamento eletrônico instantâneo também.
Mas para utilizá-lo também é preciso ter muita atenção, pois um errinho que seja na chave PIX pode causar um transtorno muito grande. Essa velocidade que o sistema entrega ao usuário também o deixa suscetível a cometer erros de digitação.
Daí, aquela transferência de dinheiro que você fez pode não chegar para o destinatário e outra pessoa receber no lugar dela, olha só que vacilo não é verdade?
Mas o bom é que o sistema de transferências via PIX, além de prático, é um método muito seguro. Sendo assim, caso haja um erro será possível fazer um estorno e até mesmo realizar o cancelamento dos envios.
Essa é uma função obrigatória que todas as instituições devem oferecer para otimizar o serviço. Por isso, vamos mostrar um exemplo de como cancelar um PIX por meio do aplicativo Nubank.
Um PIX pode ser cancelado em diversos casos e situações diferentes, por exemplo: se você agendou o envio ou se digitou algo errado. Desde que seja feito em até 24 horas antes da data e horário do agendamento da transferência. Veja o passo a passo abaixo:
- Abra o seu aplicativo e na página inicial clique em “Conta”;
- Vá até a seção “Histórico” para localizar o PIX que foi agendado e o selecione-o;
- Depois disso, procure a opção “Precisa cancelar o agendamento?” e clique nela.
Prontinho! Seu PIX foi cancelado, mas não se esqueça de verificar a confirmação, para isso, observe se na operação está escrito “Agendamento cancelado”.
Já nos casos de estorno, ou seja, quando você clica na chave errada, a solução é fazer a negociação do valor enviado com quem recebeu. É possível usar essa função no app do Nubank de forma facilitada também.
No caso de quem recebeu o valor por engano for alguém que você conhece isso será mais fácil, a pessoa apenas precisa abrir o extrato da sua conta e clicar na transferência PIX recebida. Depois, ele deve indicar que deseja devolver o valor ao pagador.
Dessa forma, se der tudo certo, basta confirmar a operação de reembolso e o dinheiro será estornado. Agora se você enviou o dinheiro “errado” e não conhece o destinatário, isso é uma má notícia. Ou seja, não é possível realizar o cancelamento ou reverter o envio.
A única opção é tentar entrar em contato com o dono da conta por meio da chave PIX (caso seja telefone ou e-mail), e tentar fazer o estorno parcial ou integral da quantia com esta pessoa.
Fonte: