Pular para o conteúdo

BOLSA FAMÍLIA: Comunicado sobre o programa gera alívio em milhares de beneficiários; Veja o motivo


    Publicidade


    Publicidade

    O governo Lula vem aplicando uma série de medidas que são focadas à população que vive em situação de vulnerabilidade social e econômica. Entre as medidas, o Bolsa Família é aquele que engloba o maior número de pessoas. Entretanto, existem regras para o recebimento do benefício; acompanhe.

    O Bolsa Família é o principal programa social do governo federal, englobando algo em torno de 26 milhões de pessoas que estão vivendo em uma situação de pobreza ou extrema pobreza. Para estas pessoas receberam o benefício, é necessário que os beneficiários sigam algumas regras exigidas pelo governo.

    Recentemente, o governo federal havia efetuado um “pente-fino” nos cadastros do Bolsa Família. Isto porque o Ministério do Desenvolvimento Social, pasta responsável pelo programa, havia identificado uma quantidade considerável de cadastros que foram feitos de maneira irregular pelos beneficiários.

    Entre os erros e ações suspeitas mais registradas, aquelas pessoas que foram cadastradas como “unipessoal” ou que não havia família e moravam sozinhas, foram alvo de uma suspensão do governo federal. Isto foi feito para que estes cidadãos conseguissem provar que merecem, de fato, receber o auxílio.

    Porém, o que também foi relatado é que haviam famílias inteiras que precisavam receber o benefício e estavam com as suas contas do programa suspensas. Isto fez com que unidades da Caixa Econômica Federal ficassem lotadas por todo o país, onde famílias cobravam o seu benefício.

    O que foi feito pelo governo federal sobre o Bolsa Família?
    Apreensivo sobre o número de relatos correspondentes à pessoas que mereciam receber o benefício e haviam sido suspensas, o governo federal suspendeu o bloqueio dos usuários até o mês de junho. Entretanto, a fiscalização por cadastros irregulares segue até o mês de dezembro deste ano.

    Agora, o governo federal também está fiscalizando as famílias que não estão atualizando os seus dados. Entre os pontos que o governo vem investigando, aquelas famílias que não estão com a carteira de vacinação completa e atualizada também serão alvo de suspensão pelo governo Lula.

    Além da carteira de vacinação, a comprovação escolar de crianças e jovens da família também é um requisito do programa, onde é necessário possuir uma alta presença escolar, entre 60% e 75%, para que a família esteja apta ao recebimento do benefício.

    Fonte: Flávio Costa/ fdr.com

    Carregando a Página

    0