Pular para o conteúdo

Veja como solicitar o Auxílio Emergencial na plataforma +Brasil

    Auxílio Emergencial +Brasil

    Em breve será disponibilizado o Auxílio Emergencial +Brasil. Essa informação foi divulgada pelo Governo Federal que confirmou que estados e municípios já podem começar os pedidos para receber recursos pela Lei Aldir Blanc.

    Esse é um valor que será disponibilizado para o setor cultural. Todas as regiões que pretendem ter os valores para ajudar sua população deverão enviar informações para o Governo a partir do dia 25 de julho (sábado).

    No total, o investimento para auxílio cultura vai encaminhar R$ 3 bilhões pelo Fundo Cultural ou CNPJ. Essa transferência vai ser feita pela Plataforma +Brasil do Ministério da Economia.

    Auxílio Emergencial Cultura

    De acordo com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, o Auxílio Emergencial da cultura é um passo necessário para apoiar o setor da cultura. A ideia é que diversos tipos de profissionais recebam esse tipo de benefício.

    Entre os principais beneficiários do Auxílio Emergencial cultural estarão:

    • Artistas;
    • Produtores;
    • Contadores de histórias;
    • Atores/atrizes;
    • Técnicos específicos; e outros trabalhadores do setor.

    A lei Aldir Blanc surge justamente para dar um “respiro” para esse público, de acordo com o ministro Marcelo Álvaro. Os estados e municípios devem agora agilizar o processo para que os profissionais possam ter os recursos em mãos.

    Quem pode receber Auxílio Emergencial Cultural

    Mas e quem pode receber o Auxílio Emergencial Cultural? Esses benefícios serão voltados para quem teve as atividades interrompidas e comprovar atuação no segmento nos dois anos anteriores à publicação da lei.

    Existem outros requisitos para quem tem direito ao Auxílio Emergencial da cultura:

    • Necessário não ter um emprego formal ativo;
    • Não receber benefício assistencial ou previdenciário (com exceção do Bolsa Família);
    • Ter uma renda familiar mensal de até meio salário mínimo ou então renda familiar total de até três salários mínimos;
    • Necessário também que os beneficiários não tenham obtido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018.

    O programa de Auxílio Emergencial para artistas será limitado a dois membros da mesma família. A lei ainda estabelece um subsídio mensal para manutenção de espaços, micro e pequenas empresas e instituições ligadas à cultura.

    Cadastro Auxílio Emergencial Cultura +Brasil

    Por fim, o cadastro do Auxílio Emergencial Cultura +Brasil já está aberto para municípios e estados que querem receber os valores. O Ministério da Economia disponibilizou tutoriais para ajudar quem pode ter dificuldade para validar os cadastros dos gestores locais.

    Além disso é possível conferir um passo a passo para inscrição no Auxílio Emergencial da Cultura para cidades e governos estaduais. Ainda é possível usar o canal de atendimento: 0800 978 9008.

    Importante destacar que o cadastro neste momento é para gestores e governantes. A inscrição para receber o auxílio deve sair em breve e será feita pelas cidades e estados. Os municípios interessados em pedir Auxílio da Lei Aldir Blanc devem acessar: https://portal.plataformamaisbrasil.gov.br/maisbrasil-portal-frontend/

    Fonte: pronatec.pro.br

    0

    Carregando a página, aguarde…