Pular para o conteúdo

VALE GÁS: Saiba quanto será pago na NOVA RODADA

    Vale Gás, também conhecido como Auxílio Gás para os brasileiros, é um benefício que repassa uma quantia em dinheiro para ajudar as famílias em vulnerabilidade social na compra do gás de cozinha.

    Vale destacar que a última rodada teve conclusão no dia 28 de fevereiro. Dessa forma, como o pagamento deste benefício acontece a cada 2 meses, a nova rodada já está confirmada para abril.

    Mas e o valor? Será o mesmo? Virá com aumento? Como será?

    Vamos abordar essa questão ao longo do artigo. Boa leitura!

    Vale Gás

    Em primeiro lugar, é importante mencionar que o benefício instituído pelo governo federal está em execução desde o final de 2021 e terá duração de 5 anos.

    Ainda mais, originalmente, a lei determina que a cada dois meses seja repassado um valor que corresponde a 50% do preço médio nacional do gás de cozinha.

    Para tanto, a apuração dos preços é feita pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Assim, para determinar o valor do repasse, a ANP divulga mensalmente, até o 10º dia útil do mês, o valor da média dos seis meses anteriores referentes ao preço nacional do botijão de 13kg de GLP.

    No entanto, por conta da aprovação da PEC dos Benefícios, no período de agosto a dezembro de 2022, o pagamento aplicado foi de 100% do preço médio nacional do gás de cozinha, por isso a utilização do termo Vale Gás em dobro.

    Então, no início deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Medida Provisória que mantém o benefício de R$ 600 do Auxílio Brasil (MP 1.155/2023).

    Além disso, o texto também traz um acréscimo para o Programa Auxílio Gás, no valor de metade do botijão, ou seja, o Vale Gás em dobro foi aplicado na rodada de fevereiro e deve ser repetido em abril.

    Então o valor será o mesmo de fevereiro?

    Ainda não se pode bater o martelo se o Vale Gás será mesmo de R$ 112 em abril. Isso porque, como explicado anteriormente, o cálculo é feito pela média dos meses anteriores.

    Assim, o valor final só é conhecido bem próximo da data de início dos pagamentos, quando o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), divulgar a informação.

    Calendário do Vale Gás

    Para quem não está familiarizado, é importante explicar que o Vale Gás utiliza o mesmo calendário aplicado para o Programa Bolsa Família, com repasses realizados pela Caixa Econômica Federal.

    Acompanhe agora como fica a próxima rodada do benefício:

    Inscritos NIS Pagamento
    NIS de final 1 14 de abril
    NIS de final 2 17 de abril
    NIS de final 3 18 de abril
    NIS de final 4 19 de abril
    NIS de final 5 20 de abril
    NIS de final 6 24 de abril
    NIS de final 7 25 de abril
    NIS de final 8 26 de abril
    NIS de final 9 27 de abril
    NIS de final 0 28 de abril

     

    Fonte: / brasil123.com

    0

    Carregando a página, aguarde…