Publicidade
Publicidade
Com o fim do Auxílio Emergencial se aproximando, muitas pessoas já estão preocupadas com qual vai ser o seu “colchão” em um período de queda financeira como. Quem usou esse exemplo foi o mesmo ministro que confirmou o Programa Renda Brasil para setembro.
De acordo com Onyx Lorenzoni, Ministro da Cidadania, o Governo Federal deverá lançar logo o programa que será o novo carro-chefe da equipe econômica atual. A ideia é ajudar milhões de pessoas com novos valores – em comparação com o Bolsa Família.
A seguir vamos trazer todos os detalhes sobre o que foi dito em entrevista pelo ministro. Confira e saiba como deverá acontecer o programa.
Programa Renda Brasil em setembro
Primeiramente, é oficial o lançamento do Programa Renda em setembro? As datas ainda não foram divulgadas com exatidão, mas o atual ministro da Cidadania apontou para uma possibilidade grande da estreia do programa no próximo mês.
O programa social que está sendo chamado pela imprensa de “novo Bolsa Família” poderá surgir justamente para ser a maior ação de renda fixa do país. Os detalhes do projeto, de acordo com Onyx, devem ser divulgados já em setembro.
De acordo com o ministro, em entrevista à rádio Jovem Pan, o programa já está sendo elaborado desde novembro de 2019. A ideia surgiu quando perceberam que “o Bolsa Família foi perdendo a focalização” e virou uma “pescaria eleitoral” por muito tempo.
Como vai ser Renda Brasil
Mas então como vai ser o Renda Brasil? De acordo com Onyx, esse vai ser um programa de promoção da família. A ideia é dar independência e emancipação para as famílias para que possam ficar bem no futuro.
O que se sabe sobre como vai funcionar o Programa Renda Brasil, de acordo com a entrevista do ministro, é o seguinte:
- Não é APENAS um programa de transferência de renda;
- Será disponibilizada aprovação de crédito para microempreendedores pelo Renda Brasil;
- Cursos de Qualificação Profissional Renda Brasil (para informais).
O ministro também falou sobre quais devem ser as pessoas que são o públicos-alvo do programa.
Quem vai participar Renda Brasil
Então, por fim, quem vai participar do Programa Renda Brasil? Segundo Onyx, existem cerca de 26 milhões de brasileiros “invisíveis” que o Governo Federal só passou a ver por conta do Auxílio Emergencial.
Com a ideia do microcrédito e do treinamento específicos, a intenção é qualificar essa parte da população “informal” para garantir o retorno ao mercado de trabalho em 3 ou 4 meses. Ou seja, o público principal são desempregados ou pessoas que trabalham de maneira informal hoje em dia.
Mais detalhes devem ser disponibilizados em breve, mas a princípio os principais beneficiários serão:
- Beneficiários do Bolsa Família (que vão “migrar”);
- Inscritos em outros programa do Governo (como Seguro Defeso, pessoas que recebem abono salarial, entre outros);
- Pessoas que recebiam o Auxílio Emergencial.
Fonte: pronatec.pro.br