Pular para o conteúdo

Quando sai o pagamento do ABONO SALARIAL? Confira

    Está em busca de informações sobre o pagamento do PIS 2022? Então fique por aqui, pois neste artigo iremos abortar o assunto.

    A saber, o abono salarial PIS/Pasep de ano-base 2021 está confirmado para os trabalhadores de empresas privadas e servidores públicos.

    No entanto, o pagamento está previsto apenas para o ano que vem, e o calendário ainda não foi divulgado pelo governo.

    A expectativa é de que os créditos sejam liberados entre os meses de janeiro e dezembro de 2023.

    Abono salarial

    Os pagamentos do PIS 2022 virão apenas em 2023, mas vale mencionar que os repasses do PIS/Pasep de ano-base 2020 foram liberados este ano.

    Ainda mais, o dinheiro pode ser sacado até 29 de dezembro.

    Está confuso? Calma, nós vamos te explicar.

    Em geral, o pagamento do PIS ocorria no meio do ano seguinte ao ano-base. No entanto, com a pandemia, essa regra foi alterada.

    A medida começou com o abono salarial do ano-base 2020, cujo pagamento só aconteceu agora em 2022, e não em 2021, como seria o de costume.

    Isso explica o motivo dos repasses estarem um ano atrasados em relação ao que se observava anteriormente.

    Quem tem direito ao PIS/Pasep?

    Recebe o abono o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

    Cabe destacar que o valor depende da quantidade de meses trabalhados com carteira assinada no ano base em questão.

    A saber, o valor mínimo é de R$ 101 e o máximo, equivalente a 12 meses de trabalho, é de um salário mínimo, atualmente em R$ 1.212.

    Além disso, vale explicar que o Programa de Integração Social (PIS) é destinado aos trabalhadores de empresas privadas e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) aos servidores públicos.

    Ainda mais, o pagamento do PIS é realizado na Caixa Econômica Federal e casas lotéricas e o Pasep pelo Banco do Brasil.

    Desse modo, quem não tiver conta nestes bancos pode sacar o benefício em qualquer caixa eletrônico com o cartão cidadão e a senha para saque.

    Por fim, quem não tiver o cartão, recebe em qualquer agência da Caixa com documento de identificação com foto, CPF e Carteira de Trabalho.

    Fonte: brasil123.com.br

    0

    Carregando a página, aguarde…