Pular para o conteúdo

Pagamento PIS PASEP 2022; Veja agora mesmo

    O Programa de Integração Social ou simplesmente PIS é um dos mais importantes e esperados benefícios destinados aos trabalhadores brasileiros. Por isso mesmo é comum haver dúvidas em relação ao Abono Salarial. Uma dessas dúvidas frequentes entre os beneficiários é sobre como consultar o PIS pelo CPF.

    Se essa é uma dúvida sua, não se preocupe! Será devidamente esclarecida num passo a passo fácil que preparamos especialmente para você.

    Além disso, nesse artigo, você encontrará informações de extrema relevância para que você receba seu benefício sem nenhum tipo de transtorno ou complicações.

    Quer entender melhor sobre o PIS, consultar os calendários de pagamento, saber quanto receberá de abono de acordo com os meses trabalhados no ano-base, consultar o PIS pelo CPF e muito mais? Então, está no lugar certo!

    Quem tem direito ao Abono Salarial?

    Para ter direito ao recebimento desse benefício você deve cumprir essas exigências:

      • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
      • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base, que é o ano anterior ao recebimento do benefício, nesse caso 2018;
      • Ter exercido atividade remunerada formal, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base;
      • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

    A RAIS, Relação Anual de Informações Sociais é um documento muito importante que consiste em um mecanismo de coleta de dados sobre a atividade trabalhista no país e é utilizado para vários fins. Sem esse documento o Ministério do Trabalho não tem as informações necessárias para saber se você se encaixa ou não nos requisitos listados acima.

    Dessa forma, o empregador que não envia a RAIS dentro do prazo estipulado ou mesmo com informações incorretas prejudica o empregado pois esse fica impossibilitado de receber o benefício.

    Por isso, é importante se atentar para isso e informar a empresa qualquer erro ou atrasado para que a situação seja regularizada o mais rápido possível.

    Se mesmo assim a empresa não realizar o envio, ela será multada pelo Ministério do trabalho e terá que arcar com o abono de cada funcionário que se prejudicou com isso.

    Portanto, procure um advogado trabalhista caso veja que a empresa não realizará o envio.

    Quer saber como consultar o PIS pelo CPF? Veja abaixo e logo depois se mantenha informado com os calendários oficiais e a tabela de valores do Abono Salarial.

    Como consultar o PIS pelo CPF?

    Consultar o PIS pelo CPF é muito simples! Vamos explicar aqui tudo detalhadamente para que não haja mais nenhuma dúvida em relação a isso e você possa consultar o número do seu benefício sempre que houver necessidade.

    Existem duas formas de realizar essa consulta pelo CPF, confira:

    • Consultar o PIS pelo telefone: para isso você deve ligar para o telefone da Previdência Social (135) e selecionar a opção 5. Depois disso, um atendente confirmará seus dados de cadastro, você informará o seu CPF e posteriormente será informado com o número do seu PIS. Também é possível consultar o PIS pelo CPF ligando para a Caixa Econômica Federal no telefone 0800-7260207.

    Lembrando que o atendimento fica disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

    • Consultar o PIS pela internet: você também pode realizar essa consulta pela internet no site “Meu INSS” de forma simples e prática. Para isso preparamos um passo a passo, basta segui-lo:
    1. Acesse o portal Meu INSS, clicando AQUI;
    2. Agora clique em “Entrar” (no canto superior direito);
    3. Depois clique em “Cadastre-se”;
    4. Preencha os dados solicitados corretamente (CPF, data de nascimento, nome, e-mail, celular, nome da mãe e estado) e clique em “Próxima”;
    5. Anote a senha que o sistema vai criar para você;
    6. Informe seu CPF e a senha;
    7. Faça o login e altere a senha para uma de sua preferência;
    8. Acesse novamente, desta vez com a sua senha.

    Prontinho! Ao acessar a plataforma, no canto superior direito, você terá acesso aos dados de usuário, como: nome, CPF e o NIT/PIS.

    Você também pode realizar essa consulta online pelo site da Caixa Econômica Federal. Para isso, você deve realizar um cadastro informando seu CPF, nome, nome da mãe e a data de nascimento. Siga o passo a passo:

    1. Primeiramente, clique AQUI;
    2. Agora informe o número do seu CPF e clique em “Cadastrar/Esqueci Senha”;
    3. Agora você será redirecionado para uma página de contrato, leia e clique em “Aceito”;
    4. Informe os dados solicitados corretamente e clique em “Confirmar”;
    5. Pronto, faça login com seu CPF e senha. Lá está informado todos os seus dados, inclusive o número do seu PIS.

    Muito simples, não é?

    Agora que você já sabe como consultar o PIS pelo CPF, veja abaixo os calendários oficiais do PIS e do PASEP para não perder o prazo de recebimento do benefício.

    Calendário do PIS 2022

    É muito importante se atentar aos prazos definidos no calendário oficial. Isso porque, o Abono Salarial não é um benefício acumulativo, ou seja, se você perder a data de recebimento seus valores são cancelados e você não poderá mais sacá-los.

    Calendário PIS- 2022:

    Calendário PASEP – 2022:

    Bom, agora que você já viu como consultar o PIS pelo CPF e sabe quais as datas de recebimento, por fim, confira o valor do PIS 2019-2020.

    Qual o valor do PIS 2022?

    Desde a implementação das novas regras há alguns anos o valor do Abono Salarial passou a ser proporcional aos meses trabalhados no ano-base. Sendo assim, apenas se você trabalhou os 12 meses em 2018 terá direito ao valor integral, que corresponde a um salário mínimo vigente, nesse caso é R$ 1.212,00.

    Confira abaixo a tabela de valores:

     

    0

    Carregando a página, aguarde…