Publicidade
Publicidade
No próximo mês, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cortará mais de 1 milhão de pessoas do Bolsa Família, um dos programas de maior sucesso do petista, assim, prejudicando milhares de famílias.
Com as mudanças anunciadas por Lula, cerca de 1,5 milhão de famílias devem perder o direito ao benefício do Bolsa Família a partir de abril. Segundo as informações divulgadas pelo governo, a maioria da pessoas que serão cortadas não se enquadram mais nas regras para recebimento.
Quais são os critérios exigidos para se manter no programa?
Abaixo, confira quais são os critérios que devem ser seguidos pelas famílias que desejam se manter no Bolsa Família e entenda se você pode ser cortado:
- exigência de frequência escolar para crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos;
- acompanhamento pré-natal para gestantes;
- acompanhamento nutricional das crianças até 6 anos;
- carteira de vacinação completa.
Além de verificar se você se enquadra nos critérios, é importante também manter o seu Cadastro Único atualizado, assim, evitando cortes no benefício do Bolsa Família.
Novo Bolsa Família
Vale destacar que, com a retomada do programa, antigas regras voltaram a vigorar, assim como novas foram implementadas. Uma das principais mudanças se refere à linha de pobreza estabelecida pelo Governo Federal.
Agora, o valor mínimo para ter direito a participar do programa e se enquadrar na linha de pobreza é de R$ 218 por cada pessoa da família. Além disso, houve também uma margem maior de ganhos, com a renda máxima das famílias sendo de R$ 651.
Uma outra alteração realizada é o período em que o benefício será pago. Agora, todos que se enquadrarem no Bolsa Família conseguirão a validade de 24 meses, mesmo se tiverem acesso a outros programas.
Com isso, os beneficiários não terão o tempo de recebimento diminuído caso passem a receber outros benefícios permanentes, como do INSS ou do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Fonte: seucreditodigital.com