Publicidade
Publicidade
O Santander revelou que irá lançar uma versão digital do banco no México até março de 2024. Intitulado de OpenBank, o projeto já está on-line e opera na Argentina, além de alguns outros países europeus. Ou seja, não será uma iniciativa iniciada do zero pela instituição financeira.
Em entrevista à Reuters, Felipe Garcia, chefe do Santander no México, disse que alguns ajustes estão sendo feitos antes de seu lançamento oficial, como adequar o aplicativo ao mercado e à regulamentação mexicana.
A instituição financeira é considerada a maior da Espanha, onde fica a sua sede, e é a terceira maior rede de bancos no México. De acordo com Garcia, o país sempre foi visto pela empresa como um mercado atraente, especialmente pelo credor digital possuir um nível relativamente baixo de introdução bancária se comparado com outros países latino-americanos.
Apesar das informações passadas pelo CEO, ele não revelou qual foi o valor investido pelo Santander para dar início à adaptação digital da instituição financeira.
OpenBank
Como citado anteriormente, o OpenBank não é um produto novo, estando disponível no mercado há mais de 25 anos, tendo sido projetado, de início, como um serviço telefônico para clientes da Espanha.
No entanto, com o passar do tempo e os avanços tecnológicos, o Santander resolveu reformular o projeto, tornando-o um dos primeiros bancos do mundo a possuir uma infraestrutura de TI baseada em nuvem. Além disso, o serviço conta com uma inteligência artificial e tecnologia de aprendizado de máquina para fortalecer a segurança e proteção contra atos fraudulentos.
Hoje, o OpenBank está disponível em países como Alemanha, Holanda, Portugal e Argentina, além da própria Espanha. A plataforma pode ser baixada em sistemas Android e iOS e já conta com mais de 1,7 milhão de usuários em todo o mundo.
Fonte: consultapublica.com