Pular para o conteúdo

É necessário renovar o cadastro de antigos beneficiários do Bolsa Família? Veja

    Até o mês de dezembro do ano 2022, haviam 21,6 milhões de famílias sendo beneficiadas pelo Auxílio Brasil. A maioria já recebiam o Bolsa Família mas foram transferidas para o programa social criado pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), que era o Auxílio Brasil.

    No entanto, graças a forte identidade política que o Bolsa Família tem, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) já comunicou que o mesmo será retomado. Agora, as famílias estão em dúvida se devem continuar recebendo.

    Desde o começo de 2021, o governo Bolsonaro havia feito mudanças no Bolsa Família. Depois que o programa passou a ser chamado de Auxílio Brasil, mais 4 milhões de famílias foram cadastradas, passando de 14,4 milhões para 18 milhões. Ao final do programa, em dezembro de 2022, o número de beneficiários chegou a 21,6 milhões, que provavelmente deve ser mantido neste primeiro mês do ano.

    Acontece que nessa mudança de programa, ex-beneficiários do Bolsa Família ficam com dúvidas sobre como ficará seu cadastro. O ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, já disse que vai haver revisão cadastral nos benefícios já existentes, com o intuito de excluir aqueles que não têm direito.

    O ministro disse que em reunião realizada junto ao presidente Lula, descobriu-se que pelo menos 10 milhões de registros contém fraude. Estão inclusas neste caso, pessoas que ganham o benefício Auxílio Brasil registrando-se como famílias unipessoais (família com uma única pessoa). Como resultado, uma análise cadastral dos dados no CadÚnico (Cadastro Único) teve que ser realizada.

    Quem recebia o Bolsa Família precisa fazer a renovação de cadastro?

    É necessário renovar o cadastro de antigos beneficiários do Bolsa Família? Veja
    Imagem: Mix Vale.

    Segundo o ministro Wellington Dias, a análise cadastral deve ir até meados de fevereiro deste ano. Nesse período, deverá ser chamado para “pente-fino” do Bolsa Família, aqueles que forem convocados deverão comparecer pessoalmente ao CRAS:

    • Estiver com os dados do CadÚnico desatualizados há dois anos;
    • Ultrapassar o limite de renda permitido;
    • Faz parte de uma família com uma pessoa só (unipessoais).

    No entanto, apenas os intimados pelo governo são obrigados a atualizar os dados no CadÚnico (Cadastro Único). Quem não receber a notificação, não precisará passar por processo algum para receber o benefício social. As famílias são automaticamente transferidas para o Bolsa Família e devem receber normalmente o benefício através do Caixa Tem.

    Por fim, curtiu esta matéria? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos e familiares.

    0

    Carregando a página, aguarde…