Pular para o conteúdo

Calendário da 4ª parcela do Auxílio Emergencial começa dia 19: veja as datas

    A Caixa Econômica Federal vai creditar em julho a 4ª parcela do Auxílio Emergencial. O calendário do Ciclo 4 foi divulgado ainda em abril em conjunto com as datas das demais parcelas, mas assim como os pagamentos anteriores foram antecipados, o banco já estuda adiantar também o pagamento da 4ª parcela para o público geral.

    A quarta parcela era até pouco tempo considerada a última do Auxílio Emergencial a ser paga pelo governo em 2021. Porém, na última semana o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou que uma prorrogação do benefício até outubro já está acertada pelo governo. Segundo ele, a intenção é estender o pagamento por mais três parcelas para coincidir com o calendário de vacinação dos estados brasileiros.

    Assim, no mês de julho o grupo formado por trabalhadores informais, desempregados, MEIs e inscritos no CadÚnico vai receber a 4ª parcela do auxílio emergencial conforme o calendário já divulgado pelo Ministério da Cidadania (de 23 de julho a 22 de agosto). Já os beneficiários do programa Bolsa Família terão o dinheiro creditado em conta entre os dias 19 e 30/07.

    Para a nova rodada de pagamentos do Auxílio Emergencial 2021, o governo federal decidiu não abrir prazo para novos cadastros, de forma que o benefício será pago somente para quem recebeu alguma parcela do Auxílio original ou extensão em dezembro de 2020. A Dataprev utilizou 24 bases de dados para checar quem tem direito às novas parcelas e se os cadastros se enquadram nas novas regras do Auxílio 2021. A consulta de quem foi aprovado para receber está disponível no portal da Dataprev – consultaauxilio.dataprev.gov.br.

    Dataprev revisa cadastros aprovados

    A Dataprev juntamente com o Ministério da Cidadania continua checando mensalmente todos os cadastros aprovados antes de realizar um novo pagamento, para garantir que o dinheiro não seja recebido por quem não se encaixa nas regras previstas em lei.

    Assim, Receita Federal, Polícia Federal e Controladoria-Geral da União farão a verificação dos dados e de possíveis fraudes. Segundo o Ministério da Cidadania, alguns fatores impedem que o beneficiário continue recebendo o Auxílio Emergencial, são eles:

    • ter adquirido vínculo de emprego formal;
    • estar recebendo recursos financeiros provenientes de benefício previdenciário, assistencial, trabalhista ou de programa de transferência de renda federal, ressalvado o Abono-Salarial PIS/PASEP e os benefícios do Bolsa Família;
    • ter indicativo de óbito no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil – SIRC ou no Sistema de Controle de Óbitos – Sisobi ou ter o CPF vinculado, como instituidor, à concessão de pensão por morte de qualquer natureza; ou
    • estar preso em regime fechado ou ter o CPF vinculado, como instituidor, à concessão de auxílio-reclusão.

    Quem teve o auxílio negado ou cancelado no mês de junho, mas atende aos requisitos de enquadramento no benefício poderá fazer a contestação da negativa e pedir nova avaliação até o dia 22/06, informou o Ministério da Cidadania.

    4ª parcela será paga em julho

    O pagamento da 4ª parcela em conta poupança digital está previsto para ocorrer a partir de 23 de julho para inscritos no Cadastro Único, trabalhadores informais, MEIs e desempregados. Contudo, os beneficiários podem começar a receber o dinheiro alguns dias antes caso o governo resolva antecipar o calendário da 4ª parcela, assim como ocorreu nas parcelas 1, 2 e 3. Sobre esse assunto, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães afirmou que a antecipação do Ciclo 4 já é considerada uma opção.

    “É muito claro que vamos acabar antecipando o quarto ciclo também, naturalmente, mas vamos fazer isso daqui a algumas semanas. Mantendo a mesma otimização que nós tivemos… Nós temos uma questão muito importante de acelerar o pagamento e manter a minimização de filas e aglomerações. Podemos, sem dúvida nenhuma, neste quarto ciclo, ter também uma antecipação”, disse Guimarães em live.

    Como nos demais ciclos, o grupo terá duas datas distintas para movimentar o dinheiro: a primeira pelo aplicativo Caixa Tem e a segunda para saque em espécie e transferência. O calendário de saque de todas as parcelas do Auxílio 2021 pode ser conferido aqui. Veja da 4ª parcela:

    Calendário 4ª parcela – Auxílio Emergencial 2021
    Mês de nascimento Data do crédito em conta Data para saque em dinheiro
    Janeiro 23 de julho 13 de agosto
    Fevereiro 25 de julho 17 de agosto
    Março 28 de julho 19 de agosto
    Abril 01 de agosto 23 de agosto
    Maio 03 de agosto 25 de agosto
    Junho 05 de agosto 27 de agosto
    Julho 08 de agosto 30 de agosto
    Agosto 11 de agosto 01 de setembro
    Setembro 15 de agosto 03 de setembro
    Outubro 18 de agosto 06 de setembro
    Novembro 20 de agosto 08 de setembro
    Dezembro 22 de agosto 10 de setembro


    Apesar de o governo ter elaborado um calendário específico para saques, é possível ter acesso aos valores do auxílio emergencial de forma antecipada. Nos pagamentos anteriores os beneficiários descobriram como transferir e até mesmo sacar as parcelas antes da data. A técnica já foi realizada no ano passado e é uma forma simples de ter acesso ao dinheiro, basta ter uma conta em banco digital.

    0

    Carregando a página, aguarde…