Publicidade
O mês de abril marca a segunda parte do programa da Petrobras que distribui botijões de gás. Além do botijão, será dado uma auxílio à compra de gás de cozinha por famílias carentes que estejam em situação de vulnerabilidade social.
Como funciona o Vale-gás
O programa que oferece o botijão de gás grátis é somente para as unidades operacionais da Petrobras, ou para pessoas que participam de algum projeto social apoiado pela estatal.
De acordo com a empresa, serão destinados cerca de R$ 115,5 milhões à iniciativa. A expectativa é que sejam beneficiadas mais de 100 mil famílias em 16 estados do país. O projeto teve início em novembro de 2021 e continuou durante esse ano.
Quem vai receber o benefício?
Nesta segunda fase do projeto, a previsão é beneficiar 56 instituições sem fins lucrativos que executam projetos socioambientais, elas serão a ponte entre a Petrobras e as famílias de baixa renda nas suas regiões.
É claro que a estatal não divulga a lista de instituições parceiras, mas acredita-se que o número de famílias beneficiadas chegue a 30 mil apenas no estado do Rio de Janeiro. Bahia, Ceará, Amazonas, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, estão entre os estados onde haverá a distribuição do botijão de gás e auxílio gás.
Como se inscrever para receber os benefícios?
Como já dissemos, a escolha das famílias pela Petrobras para receber os benefícios relacionados ao gás de cozinha será feita através de instituições parceiras. Ou seja, essas instituições irão identificar os moradores nas suas regiões que se adequam ao perfil da iniciativa e em seguida entram em contato oferecendo o vale-gás e o botijão grátis.
A ajuda pode ser recebida por até 4 meses, então, aquelas famílias que receberam o auxílio na primeira fase do programa, podem receber de novo. Caso os membros consigam um emprego formal, então, essa ajuda deverá ser passada a outro núcleo familiar.
Calendário de abril do vale-gás
As liberações começam a partir do dia 14 de abril e seguem até o dia 19. Confira todas as datas de pagamento:
- 14/Abr: núm. final do NIS 1;
- 18/Abr: núm. final do NIS 2;
- 19/Abr: núm. final do NIS 3;
- 20/Abr: núm. final do NIS 4;
- 22/Abr: núm. final do NIS 5;
- 25/Abr: núm. final do NIS 6;
- 26/Abr: núm. final do NIS 7;
- 27/Abr: núm. final do NIS 8;
- 28/Abr: núm. final do NIS 9;
- 29/Abr: núm. final do NIS 0.
Fonte: pronatec.pro.br