Pular para o conteúdo

Bolsa Família: “Pente Fino” pode excluir vários beneficiários

    Que haverá pente fino no Bolsa Família já foi confirmado pela futura Equipe de Desenvolvimento Social do governo de Luís Inácio Lula da Silva (PT). Em outras palavras, ele filtrará as inscrições existentes que estão atualmente selecionando beneficiários do Auxílio Brasil. Devem ser excluídos todos os cidadãos que não reúnam os requisitos de acesso à ajuda financeira.

    Na última segunda-feira, dia 26, o futuro ministro do Desenvolvimento Social, Wellignton Dias, confirmou o que já se suspeitava: vai ocorrer uma limpa no Bolsa Família. Para justificar a ação, que deve começar no início do próximo ano, Dias disse que “coisas estranhas” acontecem quando os benefícios da previdência são liberados. E ele acredita que isso tem a ver com o tamanho do registro, que conta com pelo menos 90 milhões de pessoas.

    Para receber benefícios sociais comunitários, estaduais ou federais, as famílias devem estar no registro da unidade (CadÚnico). Além do representante da família, que tem acesso para o auxílio em seu nome, todos os integrantes da família passam também a fazerem parte desse banco de dados. A ideia é conseguir identificar quem são os mais vulneráveis/necessitados ​​no país.

    Perante isso, o futuro ministro destaca dois pontos que devem ser trabalhados no pente-fino do Bolsa Família. Sendo o primeiro o número de famílias unipessoais, constituídas por uma única pessoa, que tem aumentado significativamente. E o outro é o interesse em fazer a inclusão de mais beneficiários que precisam de ajuda, mas ainda não estão segurados.

    “O objetivo é certificar-se de que está certo. Mas também é nosso objetivo acompanhar. Nesse último período, tivemos até o uso eletivo do programa”, disse Dias. E concluiu afirmando que “Houveram ações em que se suspeitava de possível fraude”.

    Bolsa Família: "Pente Fino" pode excluir vários beneficiários
    Imagem: No Lugar Ideal.

    Quem poderá vir a ser excluído do Bolsa Família

    Mais informações sobre o pente-fino serão compartilhadas no Bolsa Família no ano que vem, segundo o verbete do governo Lula. Antes de mais, sabe-se que dois grupos devem ser o foco desta triagem, nomeadamente:

    • Famílias unipessoais constituídas por uma única pessoa;
    • Famílias com dados desatualizados no Cadastro Único.

    Fonte da listagem acima: FDR.

    Isso porque, de acordo com o relatório do Gabinete de Transição, 13,9 milhões de inscrições no Cadastro Único constituem acordos unipessoais. A mesma base de dados também apresenta apenas 60% dos dados atualizados.

    Suspeita-se que famílias estejam se separando para permitir que mais de uma pessoa receba o pagamento do Auxílio Brasil. Caso sejam chamadas e não forneçam dados que comprovem a necessidade de receber o programa, essas famílias serão desassociadas.

    Por fim, curtiu esta matéria? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe com seus amigos e familiares.

    0

    Carregando a página, aguarde…