Pular para o conteúdo

Bolsa Família: Novo cartão do programa já está disponível para solicitação; saiba como conseguir

    Foi anunciado pela presidente da Caixa Econômica, Maria Rita Serrano, e pelo ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, o novo cartão do Bolsa Família. A ideia é oferecer mais tecnologia para o recebimento do novo programa social. São pelo menos 21,9 milhões de famílias com acesso ao benefício, sendo que parte deles já contam com a versão mais tecnológica do documento.

    O anuncio feito na última terça-feira (7) é de que beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, receberão cartões de débito e passarão a operar contas-poupança para receber os seus auxílios. Isso porque, além do Bolsa aqueles que têm acesso ao seguro-defeso, pago aos pescadores em período de criação das espécies, também receberão por esse método.

    Será aberta uma poupança, vamos incentivar a poupança e a inclusão financeira. Não vão precisar enfrentar a fila das agências“, declarou Maria Rita em evento em Brasília.

    Em setembro do último ano, enquanto ainda funcionava o Auxílio Brasil, o governo de Jair Bolsonaro (PL) fez a troca de cartões. Foram pouco mais de 8 milhões de cartões do Bolsa Família substituído com o logotipo do novo programa, e contando ainda com a inclusão de um chip.

    O que permitiu a função de débito, em que é possível comprar presencialmente ou fazer saques em Banco 24h e caixas eletrônicos da Caixa Econômica. No entanto, não foram todos os beneficiados que receberam o documento atualizado e com a versão mais tecnológica.

    Beneficiários do Bolsa Família podem ganhar até R$ 900 com a adição destes benefícios

    Como pedir o novo cartão do Bolsa Família?

    De acordo com Rita Serrano a liberação do novo cartão do Bolsa Família não vai acontecer de forma instantânea. Assim como ocorreu com o Auxílio Brasil, o governo deve fazer a troca dos documentos aos poucos. Não foi dada uma previsão sobre quando essa substituição acontecerá integralmente.

    Os beneficiados não deverão solicitar o novo cartão do Bolsa Família por nenhum canal. A mudança acontecerá de forma espontânea pelo governo federal, sendo que o documento atualizado será recebido no endereço do solicitante, ou retirado no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

    Não haverá nenhum custo extra para as famílias, mas as mudanças devem mexer no orçamento do governo federal. Ainda não foi informado quanto será preciso gastar para substituir os cartões de saque com a função mais moderna e atualizada.

    Fonte: Lila Cunha/ fdr.com

    0

    Carregando a página, aguarde…