Publicidade
Publicidade
Uma informação importante para milhares de brasileiros circula nos últimos dias. O repasse do Bolsa Família será antecipado em diversas cidades do país. A medida foi tomada em razão do estado de emergência e calamidade pública reconhecidos pelo Governo Federal em vários municípios.
Esse benefício será estendido para mais de 1 milhão de famílias, de cerca de 100 cidades. Caso o estado de emergência ou de calamidade pública permaneça após abril, uma nova solicitação deve ser encaminhada pela coordenação estadual do Bolsa Família ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Tudo isso para que consigam superar a situação de vulnerabilidade. Este benefício é pago obedecendo a um calendário definido com base no Número de Inscrição Social (NIS).
Cidades que receberão o Bolsa Família antecipado
Entre os estados cujas cidades receberão o benefício antecipado estão Amapá, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe. Cada um desses estados possui uma ou mais cidades que entraram na antecipação do Bolsa Família.
Confira as cidades incluídas:
- Amapá: Macapá.
- Ceará: Arneiroz, Canindé, Catunda, Caucaia, Cedro, Crateús, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaribe, Mombaca, Monsenhor, Tabosa, Parambu, Pereiro, Tabuleiro do Norte e Tauá.
- Paraná: Antonina, Capitão Leônidas Marques, Chopinzinho, Guaratuba, Ivaiporã, Matinhos, Paranavaí, Pérola, Pontal do Paraná, Primeiro de Maio, Quedas do Iguaçu e São João do Ivaí.
- Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, São João de Meriti, Queimados, Japeri, Miguel Pereira. Em São Paulo, recebem antecipado: Sorocaba, Embu-Guaçu e Socorro.
- Rio Grande do Sul: Cruzeiro do Sul, Erechim, Guaiba, Hulha Negra, Lagoa Bonita do Sul, Mata, Passa Sete, São Vicente do Sul, Torres e outras 62 localidades.
- Sergipe: Frei Paulo, Monte Alegre de Sergipe, Neópolis, Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha e Tobias Barreto.
Critérios para receber o Bolsa Família
Aqueles que têm direito ao programa Bolsa Família são famílias em estado de pobreza e extrema pobreza. A renda total da casa é somada e, depois, dividida pela quantidade de pessoas na residência, resultando na renda per capita. Famílias com renda per capita de até R$ 218 têm direito ao benefício.
Os interessados devem realizar inscrição no CadÚnico, database do Governo Federal que possui informações sobre as famílias brasileiras em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A inscrição é feita pessoalmente, em um posto de atendimento da cidade onde a família vive. Frequentemente, esses lugares são os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Calendário do Bolsa Família em março
O pagamento do benefício muda de acordo com o último número do NIS do beneficiário. Confira como fica o cronograma em março:
- NIS final 1 – 15 de março
- NIS final 2 – 18 de março
- NIS final 3 – 19 de março
- NIS final 4 – 20 de março
- NIS final 5 – 21 de março
- NIS final 6 – 22 de março
- NIS final 7 – 25 de março
- NIS final 8 – 26 de março
- NIS final 9 – 27 de março
- NIS final 0 – 28 de março
Além do saque em lotéricas, os valores do benefício podem ser movimentados através do aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS.
Fonte: Alan da Silva/ canalconsultapublica.com