Pular para o conteúdo

BOLSA FAMÍLIA: Fila de espera preocupa beneficiários do programa; Entenda

    A fila de espera do Bolsa Família vem crescendo, e isso está em oposição ao que foi dito pelo governo, pois no início do ano, o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou a ausência de fila de espera no Bolsa Família.

    Apesar de não haver nenhuma declaração fixa a respeito, há diferentes motivos que podem ter levado a existência desta fila.

    Para saber mais sobre este assunto que envolve o programa Bolsa Família, continue a leitura deste texto.

    Fila de espera do Bolsa Família

    No mês de maio, mais de 400 mil famílias não receberam o Bolsa Família. É importante destacar que estas famílias obtiveram a aprovação no cadastro de acesso ao programa, no entanto, não receberam o valor do benefício.

    O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) afirmou que o tempo para que uma família entre no programa Bolsa Família é de até setenta dias, ou seja, é maior que 2 meses. No entanto, para as pessoas em situação vulnerável, como:

    • Indígenas;
    • Quilombolas;
    • Pessoas que tiveram o resgate de situações análogas à escravidão, etc.,

    O tempo é de até um mês e meio. Em outras palavras, esses grupos podem entrar no programa em até 45 dias.

    Razões da fila de espera do Bolsa Família

    O Governo Federal não divulgou a razão da fila de espera, nem mesmo o Ministério do Desenvolvimento Social relatou algo que justificasse este fato. Contudo, há algumas hipóteses dos motivos que levaram à formação de uma fila de espera. Por exemplo, o anúncio feito pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, no terceiro mês de 2023, de reduzir 7 bilhões de reais nos gastos.

    Sendo assim, é natural o bloqueio deste valor, impossibilitando o uso pois este dinheiro está sendo encaminhado a outras áreas. Outro fator que pode influenciar na fila de espera é o fato de estarem revisando as informações do Cadastro Único. E, dessa forma, excluindo as famílias que estão em situação irregular.

    Como checar o Bolsa Família

    Para participar desse programa do Governo Federal, em primeiro lugar, é necessário realizar a inscrição e atualização das informações no site do Cadastro Único. No site, as pessoas farão um pré-cadastro. Em seguida, elas devem procurar um posto de atendimento na cidade em que mora, com a finalidade de apresentar os documentos e completar as informações. Vale ressaltar que para ter acesso a este benefício a família precisa ter uma renda per capita de até 218 reais.

    Após a realização do cadastro, a sugestão é que o titular cheque se a família obteve a aprovação no programa em um período de 45 dias. Esta consulta pode ser feita através dos aplicativos do Bolsa Família e Caixa Tem. Da mesma maneira que pelo telefone 111 ou pelo telefone do Ministério do Desenvolvimento Social, ligando para o número 121.

     

    Fonte: Karla Camacho/ brasil123.com

    0

    Carregando a página, aguarde…