Publicidade
Publicidade
O novo Programa Bolsa Família foi relançado no início de março desse ano pelo novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pois a volta do programa de transferência de renda que favoreceu muitas famílias vulneráveis nos dois primeiros governos do petista foi uma das promessas de campanha que que levou Lula a vitória nas eleições do ano passado.
No entanto, é importante destacar que o programa de transferência de renda que atende a mais de 20 milhões de famílias todos os meses não mudou apenas de nome, houveram também muitas outras mudanças, mas a principal delas e que mais chama a atenção são os novos valores pagos. E por este motivo, já há muitas famílias buscando entender como se inscrever para receber o benefício.
Além disso, pelo fato de quase todo tipo de cadastro poder ser feito através do celular atualmente, boa parte dos interessados em se inscrever para receber os pagamentos do novo programa social procuram saber se a inscrição pode ser feita online, quais são as formas de realizá-la e os documentos necessários. Portanto, abaixo, seguem todas essas explicações.
Inscrição para receber o Bolsa Família 2023
Primeiro, é necessário destacar que, para receber o benefício do novo programa Bolsa Família, o interessado deve se inscrever no cadastro Único (CadÚnico), que é um banco de dados gerenciado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), responsável por todos os programas sociais do governo federal.
De modo geral, para se inscrever no CadÚnico, é necessário comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou na área da prefeitura do município responsável pelo programa social e apresentar diversos documentos e comprovantes de todos os integrantes da família, que são aquelas pessoas que moram juntas e dividem as despesas, ainda que não sejam parentes.
É necessário documento de identificação com foto de todos os membros do grupo familiar, comprovantes de renda e residencia atualizados, caderneta de vacinação e atestado de matriculas e frequência escolar dos menores de idade. Além disso, é necessário responder um questionário sobre situação financeira dos membros da família, escolaridade, e condições de moradia.
Cadastro no Bolsa Família 2023 pelo celular
Como explicado acima, todo esse processo precisa ser realizado nos CRAS ou nas prefeituras. No entanto, o atendimento nestes locais costuma ser demorado, e é possível agilizar a inscrição fazendo o pré-cadastro através do site ou aplicativo CadÚnico. Basta acessar o app ou site e informar todos esses dados antes de comparecer ao local, mas o prazo para comparecimento é de no máximo 240 dias após o pré-cadastro.
A realização do pré-cadastro no Bolsa Família pode ser feita acessando o site do CadÚnico neste link ou baixando o aplicativo do CadÚnico neste link para aparelhos com sistema Android, ou neste link para aparelhos com sistema IOS (iPhones). Depois, o acesso pode ser feito utilizando as informações de acesso do GOV.br, que podem ser criadas na hora caso o interessado ainda não possua.
Depois de acessar o site ou o aplicativo, basta procurar pela opção “Pré-Cadastro” e clicar nela. A partir daí, serão solicitados os dados do responsável pela famílias e de todos os integranets do grupo familiar. basta preencher todos as informações solicitadas e concluir o cadastro. O passo seguinte é comparecer ao CRAS com os documentos da família.
Cadastro no Bolsa Família
Por fim, é importante destacar que só serão incluídos ao novo Programa Bolsa Família os inscritos no CadÚnico que atenderem as regras e exigências do programa, e ainda assim é necessário aguardar após a inscrição, pois existe uma fila de espera para começar a receber, e novas inclusões de famílias só ocorrem quando antigos beneficiários são cancelados.
Para receber o benefício é preciso que a família apresente renda mensal de no máximo R$218 por pessoa. É necessário que os dados do cadastro estejam atualizados e verdadeiros, pois há verificações. Mulheres grávidas devem obrigatoriamente estar realizando o acompanhamento pré-natal. E os menores de idade devem estar com todas as vacinas em dia, matriculados na escola e sem faltas excessivas às aulas.
Fonte: