Publicidade
É oficial: o programa Casa Verde e Amarela foi lançado nesta terça-feira (25), em cerimônia no Palácio do Planalto. Com um discurso muito positivo, foram divulgadas novidades sobre esse que vai ser o Novo Minha Casa Minha Vida.
Agora são milhões de pessoas que vão poder contar com os editais para os serviços desse novo programa. Entre os destaques estão: juros menores, créditos para reformas, retomada de obras e mais de 350 mil novas habitações até 2024.
A seguir vamos falar um pouco mais sobre o Casa Verde e Amarela. Confira e saiba mais detalhes sobre como deverá funcionar essa nova oportunidade de conseguir um imóvel próprio.
Lançamento Casa Verde e Amarela
Em cerimônia no Palácio do Planalto nesta terça-feira, às 11h, aconteceu o lançamento do Casa Verde e Amarelo. Esse é um dos programas mais aguardados em todas as regiões do país para quem quer ter o seu financiamento de habitação.
Vários representantes de órgãos e instituições participaram da cerimônia. Entre eles, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, falou sobre esse que está sendo chamado de ‘Novo Minha Casa Minha Vida’.
Segundo ele, não é necessário inventar grandes ações. É possível reinventar grandes programas e “melhorar a eficiência de coisas que funcionam”. De acordo com o presidente do banco, a Caixa poderá ajudar a população já que está em um grande momento financeiramente.
Juros Menores Casa Verde e Amarela
Quem falou sobre como vão ser os juros menores do Casa Verde e Amarela foi o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Desde o início da fala, foi destacada a importância na criação de novos empregos a partir do programa e da revitalização de uma ação como o Minha Casa Minha Vida
De acordo com Rogério Marinho, o Casa Verde e Amarela vai permitir “a menor taxa de juros na história de um programa habitacional”. Esse é um dos destaques já que isso pode garantir uma maior procura desse tipo de sistema de financiamento de imóveis.
Na prática, esse novo programa habitacional vai contar com:
Taxas de juros do Casa Verde e Amarela:
- 4,25% no Norte e Nordeste;
- 4,50% no restante do país.
Como vai funcionar Casa Verde e Amarela
Ainda falando sobre como vai funcionar o Casa Verde e Amarela, Rogério Marinho trouxe alguns dados sobre o número de habitações que podem surgir e o tipo de serviço diferenciado do programa.
O ministro confirmou que vão ser feitas 350 mil novas casas pelo Casa Verde e Amarela. Serão disponibilizados R$ 11 bilhões de recursos a partir de negociação feita com a Caixa Econômica Federal.
A meta oficial é que mais de 530 mil novas casas sejam criadas a partir do novo programa. Isso deve acontecer durante os próximos meses junto com essas etapas de reconstrução e retomada de obras.
Renegociação Dívidas Casa Verde e Amarela
Outro destaque do lançamento foram detalhes sobre a renegociação de dívidas do Casa Verde e Amarela. Rogério Marinho trouxe detalhes sobre essa novidade em relação ao programa antigo.
De acordo com ele, a inadimplência do Minha Casa Minha Vida hoje gira em torno de 40%. Por isso, será possível a negociação de dívidas do Casa Verde e Amarela para aproximadamente 500 mil famílias. Quem recebe até R$ 1,2 mil por mês – pessoas que fazem parte da faixa 1 – deverão contar com essa oportunidade de lidar com dívidas antigas.
A retomada de obras do Minha Casa Minha Vida também fez parte da fala do ministro. Deverá haver, de acordo com ele, a continuação de mais de 200 mil construções que estão em carteira, ou seja, em andamento para a população que precisa dessas obras.
Fonte: pronatec.pro.br