Publicidade
Quem pode receber de uma vez: Auxílio Brasil, Auxílio Gás e desconto do Tarifa Social? Desde o início deste ano, alguns cidadãos de baixa renda contam com três programas sociais: o Auxílio Brasil, o Auxílio Gás e a Tarifa Social.
Em comparação aos outros, o Tarifa Social é o programa que possui mais beneficiários, com o total de 24 milhões de inscritos. Em segundo lugar, vem o Auxílio Brasil, que segundo o governo federal teve sua fila de espera zerada e alcançou a marca de 18 milhões de beneficiários em fevereiro. Por último temos o Auxílio Gás, com 5,6 milhões, porém a estimativa é de chegar a 22 milhões até setembro de 2023.
Posso receber Auxílio Brasil, Auxílio Gás e desconto do Tarifa Social de uma vez?
Segundo o governo federal, nada impede de um cidadão apto a se inscrever nos três programas, recebê-los ao mesmo tempo. Portanto, a resposta é SIM.
O motivo é fácil de deduzir: todos esses programas usam o Cadastro Único como critério de seleção. Isto é, se o cidadão atender aos requisitos de todos os programas, poderá acumular os três benefícios de uma só vez.
Quais são as vantagens?
De forma resumida, o Auxílio Gás paga até metade do valor do botijão de gás de 13Kg (atualmente por volta de R$ 50). A Tarifa Social de Energia, que também utiliza dados do BPC, garante desconto de até 65% direto na conta de energia. Enquanto isso, o Auxílio Brasil, que foi criado para substituir o Bolsa Família, libera pagamento mínimo de R$ 400 para seus beneficiários.
Sendo assim, é dessa maneira que cada programa seleciona seus inscritos:
- O Auxílio Brasil utiliza a base de dados do Cadastro Único;
- O Auxílio Gás: usa a base de dados do Cadastro Único e do Benefício de Prestação Continuada (BPC);
- Já o Tarifa Social usa a base de dados do Cadastro Único e BPC.
Fonte: informebrasil.com.br