Pular para o conteúdo

ATENÇÃO: Lula indica criação de novos projetos para os mais pobres! Veja lista

    As últimas pesquisas de popularidade ligaram um alerta amarelo dentro do Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não vem conseguindo usar o governo para crescer a sua aceitação dentro da população. Agora, o plano do poder executivo é agir o quanto antes.

    De acordo com informações de bastidores, uma das ideias para tentar resolver o problema é anunciar em sequência uma série de novos projetos para ajudar a população em situação de vulnerabilidade social. Para tanto, o plano é usar o orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

    Se tudo sair como planeja o governo federal, a ideia é lançar todos os novos programas até o próximo dia 15 de abril. Já nesta semana, Lula inicia a sua rodada de viagens pelo nordeste, começando pelo estado de Pernambuco nesta quinta-feira (4).

    A lista de projetos

    Abaixo, você pode conferir uma lista com alguns dos projetos que poderão ser anunciados pelo governo federal no decorrer das próximas semanas. Como dito, a ideia é atender sobretudo as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.

    • Água para Todos

    Um dos projetos que será anunciado é o Água para Todos, que tem como objetivo levar água potável para zonas rurais de 17 estados do país. Pará, Ceará e Bahia serão algumas das unidades da federação que receberão a maior parte dos recursos.

    • Novos ônibus

    Outro projeto prevê levar mais ônibus elétricos, ou menos poluentes, para as principais cidades brasileiras. O projeto poderá funcionar por meio de acordos entre o governo federal e os estados. Os ônibus poderão ser adquiridos através de um financiamento com juros mais baixos do que os praticados atualmente no mercado.

    • Obras em periferias

    Também há previsão de lançamento de um projeto para melhoria da infraestrutura de periferias pelo país. O programa ainda não tem nome definido, mas prevê o custeio de obras de saneamento básico, contenção de encostas, sistema viário e a iluminação pública nessas áreas.

    • Crédito do Cadúnico

    Neste mesmo pacote, o governo federal também pretende lançar um novo crédito para pessoas de baixa renda. O foco está nos cidadãos que fazem parte do Cadúnico, a lista do governo federal que reúne os nomes dos brasileiros que estão em situação de vulnerabilidade social.

    Os detalhes deste crédito ainda não foram divulgados. Mas a ideia geral é que o cidadão vai poder pegar o dinheiro caso queira empreender. O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome também está trabalhando nesta proposta.

    • Voa Brasil

    Também neste mês de abril, o governo federal quer lançar o programa Voa Brasil. Alardeado desde o ano passado, o projeto em questão prevê a disponibilização de passagens aéreas mais baratas para qualquer trecho do país. Apenas aposentados e alunos do Prouni poderão ser atendidos neste primeiro momento.

    Lula impaciente

    De acordo com informações de bastidores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria impaciente com a falta de resultados dos programas sociais lançados até aqui. Internamente, ele vem criticando o baixo alcance de projetos como o Farmácia Popular, por exemplo.

    Recentemente, o petista também não poupou críticas ao Desenrola. Embora tenha elogiado o desenho do programa, o presidente disse não entender por que boa parte da população não procurou o sistema para negociar as suas dívidas junto aos credores.

    “Nós fizemos um programa genial. Se o pessoal que discute Prêmio Nobel de Economia estiver me ouvindo, eles precisam pegar a turma da transição nossa, a turma de transição da minha campanha e a turma do Haddad e dar o prêmio Nobel de Economia porque nada é mais inteligente que o Desenrola”, disse o presidente.

    “Mas desses 72 milhões (de endividados), só apareceram 10 milhões de pessoas pra fazer a renegociação. E desses 10 milhões,8,7 milhões (negociaram dívidas) de até R$ 100. Então, companheiro Paulo Câmara (presidente do Banco do Nordeste), cadê os devedores que não apareceram? Fazendo negociação de até 90% de desconto?”, concluiu Lula.

    Fonte: Áecio de Paula/ noticiasconcursos.com

    0

    Carregando a página, aguarde…