Publicidade
Publicidade
A rodada de janeiro do programa de transferência de renda do governo federal, que já sinalizou o retorno do Bolsa Família, contemplou o total de 21,9 milhões de famílias em estado de vulnerabilidade.
No entanto, esse número deve cair em fevereiro. Isso porque, o pente fino que sobre os registros do Cadastro Único, que visa diminuir as fraudes no Bolsa Família, já começaram.
Assim, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, prevê o corte de 1,5 a 2 milhões de inscritos.
Mudanças nos beneficiários do Bolsa Família
A equipe escalada por Luís Inácio Lula da Silva (PT) para cuidar de assuntos relacionados ao Bolsa Família está focada em diminuir os índices de fraudes.
Sendo assim, o atual governo constatou a necessidade de revisar os dados do Cadastro Único e excluir quem não cumpre mais com os requisitos de acesso.
Dessa forma, o processo deve ser o responsável por eliminar cerca de 2 milhões de famílias que hoje recebem o benefício, mas que somente têm acesso de forma irregular.
Sobre a execução destes trabalhos, Tebet declarou:
“Ninguém vai fazer economia com o Bolsa Família. Ao contrário, pente fino é para garantir justiça social tirando de quem não precisa. E quem está de forma irregular, recebendo”, afirmou.
Calendário de fevereiro
Cabe destacar que o cronograma de pagamentos do Bolsa Família já está confirmado para fevereiro, com repasses realizados pela Caixa Econômica Federal, mantendo o escalonamento de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).
Acompanhe a programação ao longo do mês:
- NIS de final 1 – 13 de fevereiro;
- NIS de final 2 – 14 de fevereiro;
- NIS de final 3 – 15 de fevereiro;
- NIS de final 4 – 16 de fevereiro;
- NIS de final 5 – 17 de fevereiro;
- NIS de final 6 – 22 de fevereiro;
- NIS de final 7 – 23 de fevereiro;
- NIS de final 8 – 24 de fevereiro;
- NIS de final 9 – 27 de fevereiro;
- NIS de final 0 – 28 de fevereiro.
Fonte: Vanessa Alves/ brasil123.com