Publicidade
Publicidade
Muitos não sabem, mas o governo saneia regularmente o Bolsa Família, bloqueando e cancelando o cadastro de pessoas que não se qualificam mais para o benefício. É importante saber que a medida visa combater fraudes e situações em que pessoas mal-intencionadas se aproveitam de um programa do governo.
Porém, sabemos que em algumas situações pessoas que realmente precisam receber o Bolsa Família são bloqueadas devido a irregularidades encontradas no cadastro.
Diante deste cenário, primeiro é importante saber como verificar seu cadastro para saber se ele está ativo. Em segundo lugar, você precisa entender o motivo do bloqueio para contestar a situação. Abaixo, fornecemos mais detalhes sobre este tópico para sua melhor compreensão.
Saiba como verificar se o cadastro no Bolsa Família está ativo
É muito simples saber se o cadastro no Bolsa Família está ativo. Você pode acessar diretamente o aplicativo do Bolsa Família e verificar se o pagamento está ocorrendo normalmente.
Além disso, um extrato de conta pode ajudar neste caso: se chegou o dia do recebimento de acordo com o calendário de pagamento, mas você não recebeu nenhum valor, significa que existe alguma discrepância no seu cadastro que precisa ser verificada.
Porém, antes de ir ao CRAS contestar o bloqueio do Bolsa Família, é muito importante avaliar o motivo pelo qual ocorreu tal bloqueio. Afinal, se você não atender mais aos requisitos, infelizmente não poderá mais participar do programa. Por outro lado, se a situação for relativa a um erro de registo, será possível contestar normalmente.
O que pode levar ao bloqueio do registro?
Antes de mais nada, é importante lembrar que o programa Bolsa Família é baseado em uma série de regras que devem ser seguidas. Nesse sentido, caso a família não cumpra as regras e exigências, o benefício será automaticamente bloqueado. Em geral, os motivos que podem desencadear o bloqueio são:
- Falha na atualização cadastral: talvez você não saiba, mas a atualização cadastral é obrigatória e deve ser feita sempre que houver convocação em sua cidade, e também se a última atualização for para daqui a dois anos;
- Mudança na renda familiar: Se sua família tiver aumento de renda e receber mais de meio salário mínimo por pessoa, também haverá bloqueio;
- Discrepâncias detectadas: Se você afirmou que mora sozinho, mas na verdade mora com várias pessoas, ocorrerá o bloqueio para evitar recebimentos fraudulentos;
- Descumprimento de regras: Abandono da escola, não acompanhamento do pré-natal e não atualização das vacinas são fatores que podem levar ao bloqueio.
Portanto, verifique qual dessas situações pode estar relacionada ao bloqueio do seu cadastro caso você perceba no aplicativo do Bolsa Família que não está mais recebendo pagamentos regulares.
Além disso, lembre-se de que a função de um pente fino não é prejudicar o destinatário de forma alguma. Esse tipo de limpeza do governo tem como foco combater a fraude e garantir que as pessoas vulneráveis sejam pagas corretamente.
Calendário do benefício de agosto
Confira a seguir o calendário do Bolsa Família que começa no próximo dia 18 de agosto:
- Cidadãos com NIS final 1: 18 de agosto (sexta-feira);
- Cidadãos com NIS final 2: 21 de agosto (segunda-feira);
- Cidadãos com NIS final 3: 22 de agosto (terça-feira);
- Cidadãos com NIS final 4: 23 de agosto (quarta-feira);
- Cidadãos com NIS final 5: 24 de agosto (quinta-feira);
- Cidadãos com NIS final 6: 25 de agosto (sexta-feira);
- Cidadãos com NIS final 7: 28 de agosto (segunda-feira);
- Cidadãos com NIS final 8: 29 de agosto (terça-feira);
- Cidadãos com NIS final 9: 30 de agosto (quarta-feira);
- Cidadãos com NIS final 0: 31 de agosto (quinta-feira).
Fonte: